Concertos de jazz, pop, rock e música clássica no Fórum Municipal Luísa Todi e na Casa da Cultura, entre 1 e 6 de outubro, marcam as Comemorações do Dia Mundial da Música.


O Dia Mundial da Música, 1 de outubro, é assinalado com um concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O alinhamento do espetáculo inclui “No Reino da Natureza”, o mais conhecido dos três poemas sinfónicos que Dvořák compôs antes de se mudar para Nova Iorque, em 1821, no final da carreira.

O público pode ainda assistir à interpretação de Sally Dean do Concerto para Oboé em Dó maior, K. 314, de Mozart, que o compositor ofereceu ao famoso oboísta italiano Giuseppe Ferlendis.

A fechar, a Metropolitana de Lisboa interpreta a suíte do bailado “O Pássaro de Fogo”, com a qual o então jovem Igor Stravinsky se estreou fora da Rússia, em 1910, e cujo sucesso lhe abriu as portas da carreira internacional.

Os ingressos para espetáculo, com o custo de 15 euros para a plateia e 12 para o balcão, com direito a um segundo bilhete gratuito para acompanhante, podem ser adquiridos no Fórum Municipal Luísa Todi ou em www.bol.pt.

O programa comemorativo do Dia Mundial da Música leva ainda a que a Big Band Júnior, a orquestra de jazz mais jovem do país, apresente pela primeira vez desde o início da sua atividade, em 2010, um reportório 100 por cento português.

O espetáculo Big Band Júnior Abraça Sassetti, o primeiro de três concertos do ciclo Jazz de Outono, dia 5, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, pretende dar a conhecer às gerações mais novas a obra do compositor e pianista português.

Os bilhetes para o concerto, que tem como convidados especiais a cantora Rita Maria e o pianista Filipe Raposo, têm o custo de 11 euros para a plateia e 9 para o balcão. A assinatura para os três espetáculos do ciclo Jazz de Outono pode ser adquirida por 25 euros.

No mesmo dia, a partir das 21h30, a Casa da Cultura é palco de um concerto, de entrada gratuita, com Luís O Brito, Spicy Noddles e Esfera.

Luís O Brito traz os ritmos do handpan, instrumento de percussão suíço inventando em 2001, caracterizado pelo som hipnótico e relaxante e cada vez mais conhecido em todo o mundo como símbolo de harmonia e subtileza.

Já Spicy Noddles, projeto de Érika Machado e Filipa Bastos, apresenta uma sonoridade regada por samplers, guitarras, teclados, baixo e bits eletrónicos, que são misturados como pacotes de temperos instantâneos para uma explosão de barulhinhos em cada uma das canções.

A completar o trio de artistas neste concerto, a banda setubalense Esfera, enquadrada no legado do rock progressivo, oferece músicas que percorrem todo o espetro cromático dos sentimentos.

O último dia do programa das Comemorações do Dia Mundial da Música, 6 de outubro, conta com os ritmos de Elas e o Jazz, projeto de Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton, que partilham em palco o amor pelo jazz e pelas canções que marcaram a história deste estilo musical.

O segundo concerto do ciclo Jazz de Outono, com início às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, recria o universo sempre contemporâneo dos musicais da Broadway e dos clubes de jazz nova-iorquinos, num espetáculo que, mais do que uma visita aos clássicos, é uma narrativa musical contada a três vozes.

As entradas, que podem ser adquiridas na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi ou em www.bol.pt, têm o custo de 11 euros para a plateia e 9 para o balcão. A assinatura para três espetáculos do ciclo Jazz de Outono tem o custo de 25 euros.

A terminar as Comemorações do Dia Mundial da Música, os Pop Dell’Arte atuam na Casa da Cultura, a partir das 22h00, num concerto de entrada gratuita.

 

Documentos Relacionados

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril