A Rampa da Arrábida consolidou, no dia 23, o regresso em definitivo ao calendário português de automobilismo, com a prova setubalense a receber mais de 10 mil pessoas no público e a ser conquistada pelo piloto Joaquim Rino.


O evento organizado pelo Clube de Motorismo de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, regressou em 2017, depois um interregno de 11 anos na realização do troféu.

Embora a organização ainda esteja a apurar, em definitivo, o número de público presente ao longo de todo o dia para assistir às prestações dos pilotos inscritos, o Clube de Motorismo garante que estiveram, no mínimo, mais de 10 mil pessoas na assistência.

A Rampa da Arrábida Lighthouse Properties 2018, a 27.ª edição no total do historial da prova, foi conquistada por Joaquim Rino, que, num BRC e com o tempo de 1m59s53, venceu a categoria “rainha” de velocidade, a Rampa Regional.

Na categoria Regularidade, em que os pilotos têm de completar o traçado o mais rapidamente possível, mas com a condicionante de não exceder uma média de velocidade imposta pela organização, venceu a dupla Nuno Veiga e Tânia Duarte, num Peugeot 106 GTi.

Um dos grandes objetivos da organização era garantir um evento em perfeitas condições de segurança e, em simultâneo, aliciante para pilotos e público, respeitando todos os parâmetros exigidos para que a prova possa incorporar o Campeonato de Portugal de Montanha, da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Fernando Matias, presidente do Clube de Motorismo de Setúbal, reconhece a necessidade de melhorar aspetos pontuais da organização, “o que é natural num evento desta dimensão”.

O dirigente, garante, porém, que o grupo de entusiastas que está a levar cabo o relançamento da Rampa da Arrábida “está convencido de que apresentou uma prova que vai ao encontro das necessidades apontadas pela federação”.

A Rampa da Arrábida Lighthouse Properties 2018 integra a CMS Cup, troféu constituído, ainda, pela Setúbal Especial Sprint, também organizada pelo Clube de Motorismo e já realizada no primeiro semestre deste ano.

Os vencedores da CMS Cup são divulgados em breve pelo Clube de Motorismo, que entregará os troféus correspondentes no Rallye Cidade de Setúbal, encontro não competitivo de automobilismo, agendado para a 8 de dezembro.