Os esforços desenvolvidos pelo Clube das Mais Belas Baías do Mundo, órgão liderado pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no contributo para a preservação dos oceanos foram destacados no dia 28, em Taiwan.


“Durante o meu atual mandato foram dados passos significativos para colocar os holofotes sobre estas temáticas, dando assim um humilde mas importante contributo que tornou possível alguns sucessos, entre os quais destaco a projeção do nosso clube junto de instituições internacionais de significado global, como a Unesco e as Nações Unidas”, assinalou a presidente do Clube das Mais Belas Baías do Mundo.

Estas palavras foram proferidas na abertura do 14.º Congresso do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, a decorrer até dia 1 de outubro em Penghu, Taiwan, com a presença de especialistas de todo o mundo a refletirem sobre o desenvolvimento sustentado e preservação dos oceanos.

No discurso que abriu também os trabalhos do Fórum Internacional Global Bays and Harbours, a decorrer paralelamente ao congresso, Maria das Dores Meira garantiu que o Clube das Mais Belas Baías do Mundo tudo tem feito para “criar valor para as temáticas em que a associação acredita, em prol do desenvolvimento das suas baías e respetivas populações”.

A responsável sublinhou, igualmente, a nível local, os esforços desenvolvidos pela Câmara Municipal de Setúbal.

“Na baía de Setúbal é inegável a preocupação pelo desenvolvimento sustentado, quer seja com um plano de mobilidade na cidade, na completa renovação da malha urbana junto do rio, quer seja ainda na implementação de um plano estratégico na área do turismo para um desenvolvimento sustentado e em respeito pela nossa geografia, natureza, cultura, história e tradições económicas.”

Maria das Dores Meira evidenciou, igualmente, a adesão de Setúbal ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia na Europa, com o compromisso de reduzir, nos próximos anos, a pegada ecológica do concelho no mundo, através de uma aposta em alternativas mais amigas do ambiente.

Já a 27 de setembro, a responsável participou na cerimónia de boas-vindas ao 14.º Congresso do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, que contou com a presença da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, num espetáculo de homenagem à cultura local, sob o lema dos oceanos.

Mais de duas mil pessoas assistiram ao evento realizado no centro de Penghu, com transmissão em direto para todo o país, durante o qual Maria das Dores Meira ofereceu à chefe de Estado o símbolo da associação internacional.

Considerado um dos quatro “tigres asiáticos”, Taiwan é a 26.ª maior economia do mundo, com uma indústria de tecnologia que desempenha um papel-chave na economia global.

Penghu ou “ilha dos pescadores” recebe o 14.º Congresso Mundial do Clube das Mais Belas Baías do Mundo num momento que marca a passagem da presidência do organismo de Setúbal para o Canadá.

 

 

Documentos Relacionados

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril