Exib Música

Setúbal foi escolhida para acolher, nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2019, o V EXIB Música – Festival da Música Ibero-Americana, com um conjunto de concertos de 18 bandas e projetos individuais dos 21 países ibero-americanos.


O evento, organizado pela EXIB Música – Expo Ibero Americana de Música, tem como objetivo promover a difusão cultural da América Latina, bem como fomentar o diálogo intercultural com a Europa, incentivando a circulação artística e um melhor conhecimento da diversidade musical e cultural da região ibero-americana.

Tendo em conta a linha da diversidade proposta pela EXIB Música, Setúbal acolhe propostas originais da América Latina, de Portugal e de Espanha, que, em conjunto, constituem um encontro de experiências musicais.

O evento, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, contempla, durante os três dias, uma Mostra Oficial de 18 projetos musicais selecionados por um júri internacional entre os candidatos a atuar no palco principal, na Praça de Bocage.

Em paralelo, decorre a Mostra Portugal, em diversos palcos, nomeadamente no centro histórico da cidade, com atuações dos artistas portugueses selecionados pelo júri do concurso.

O festival abre com uma gala no Fórum Municipal Luísa Todi e encerra, a 15 de junho, na mesma sala, num espetáculo em que são homenageados, a título póstumo, quatro artistas da música popular ibero-americana e é entregue, pela primeira vez na história do EXIB Música, o Prémio da Melhor Música Ibero-Americana.

O programa do EXIB Música 2019 inclui, igualmente, o Congresso de Gestão Musical e Cidades, organizado pela Rede de Cidades Criativas da Unesco, constituída por 180 membros de 72 países, centrado nas expressões artísticas de artesanato e artes populares, desenho, música, gastronomia, cinema, literatura e artes digitais.

As duas primeiras edições do evento realizaram-se em Bilbau, Espanha, e as duas seguintes decorreram em Évora, Portugal.

A quinta edição do EXIB Música, a realizar em Setúbal, “é uma ocasião essencial para descobrir a diversidade musical ibero-americana e viver a personalidade cultural de uma cidade inspiradora que aposta na identidade e no diálogo intercultural”, sublinha a organização.

A escolha de Setúbal para acolher o evento justifica-se pelo “progressivo compromisso com o desenvolvimento cultural” desenvolvido pelo município, que “se expressa na preservação e recuperação de suas tradições e espaços, apostando na criação e formação de novos públicos”.