O XIX ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas, de promoção do trabalho desenvolvido por instituições junto de pessoas com deficiência, realiza-se entre 9 de novembro e 9 de dezembro.


O festival, organizado pela APPACDM de Setúbal, com apoio da Câmara Municipal, junta, anualmente, várias associações com intervenção na área da deficiência e grupos de teatro, dança e música que utilizam as expressões artísticas com fins terapêuticos, de diversão e de inclusão social.

O evento assume-se como um espaço de valorização e divulgação das potencialidades da população com deficiência ao nível da expressão artística e da criatividade.

A sensibilização da comunidade para a alteração de atitudes e a eliminação de estereótipos em relação à deficiência são outros objetivos do festival, composto por um conjunto de iniciativas a decorrer nos concelhos de Setúbal, Palmela, Moita e Montijo.

O XIX ExpressArte é apresentado à comunidade em geral no dia 9, pelas 21h00, na Casa do Largo – Pousada da Juventude de Setúbal, local onde fica patente, de 10 de novembro a 3 de dezembro, a exposição “Cá dos Nossos”, composta por trabalhos realizados por funcionários, familiares e amigos da APPACDM.

A cerimónia de abertura oficial está marcada para dia 12, às 14h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, num espetáculo que conta com apresentações dos vários grupos de música, dança e teatro que participam na iniciativa.

A 14, a Crinabel Teatro, apresenta, às 14h00, no Fórum Luísa Todi, a peça “A Festa”, e, a 20, os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais 1 da APPACDM de Setúbal encarnam personagens da banda desenhada num desfile a decorrer nas instalações da Rua Vale de Cerejeiras, a partir das 10h30.

O ExpressArte prossegue a 24 com uma tertúlia de poesia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 15h00, que conta com atuações musicais do Vozes de Luz, formação da APPACDM de Setúbal, bem como do Coral Luísa Todi e do Conservatório Regional de Setúbal.

A 1 de dezembro, às 15h00, realiza-se o Inclu’Som, encontro de grupos de percussão a decorrer nas instalações do programa Escolhas, no Bairro da Bela Vista.

O Grupo de Teatro “O Puzzle”, da APPACDM de Setúbal, estreia a nova produção “Os Nativos”, no dia 3, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

A festa “Natal com Todos”, que marca o encerramento oficial do festival, realiza-se a 6 de dezembro, das 10h30 às 16h00, com momentos de música, dança e poesia.

O XIX ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas inclui ainda o III Seminário “Inclusão pela Arte”, no dia 7, das 17h30 às 20h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.

No dia 8, pelas 16h00, são inauguradas exposições individuais de Emília Dias e Maria Branca, patentes na Galeria Atelier Pólvora D’Cruz até ao dia 16. A iniciativa inclui animação musical com a banda JPM Sound.

Ao longo das quatro semanas em que decorre o festival estão também programados, entre outras atividades, um concurso de fotografia, um ciclo de cinema com sessões no Cinema Charlot – Auditório Municipal e diversos workshops e ateliers de expressões artísticas inclusivas nas áreas da pintura, expressão dramática e artes circenses.