Um espetáculo de música, dança e teatro deu início, a 12 de novembro, ao XIX ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas, de promoção do trabalho desenvolvido por instituições junto de pessoas com deficiência, que decorre até 9 de dezembro.


O festival, organizado pela APPACDM de Setúbal, com apoio da Câmara Municipal, conta com um conjunto de atividades, a decorrer nos concelhos de Setúbal, Palmela, Moita e Montijo, com a participação de associações com intervenção na área da deficiência e grupos de teatro, dança e música que utilizam as expressões artísticas com fins terapêuticos, de diversão e de inclusão social.

No espetáculo de abertura, que se realizou esta tarde no Fórum Municipal Luísa Todi, com casa praticamente cheia, em perto de duas horas, grupos de música, dança e teatro das valências da APPACDM de Setúbal mostraram à comunidade o trabalho que desenvolvem ao longo do ano.

Os grupos dos vários centros de atividades ocupacionais da instituição proporcionaram momentos de grande animação, num espetáculo “ainda mais especial”, por ter lugar, este ano, “no espaço mais nobre do concelho de Setúbal, com melhores condições para quem atua e para os espetadores”, sublinhou o presidente da APPACDM de Setúbal, José Salazar.

Segundo o vereador com o pelouro da Inclusão Social, Pedro Pina, cumpre-se, assim, um “compromisso assumido pela Câmara Municipal de Setúbal de devolver o Fórum Municipal Luísa Todi à realização de algumas iniciativas do ExpressArte”.

O autarca salientou, igualmente, que a Câmara Municipal “foi ainda mais longe este ano, ao duplicar o apoio financeiro ao certame”, que “tem um lugar singular na programação da cidade”.

Por isso, garantiu Pedro Pina, o município “continuará a desenvolver esforços para criar melhores condições e dar mais apoio ao ExpressArte”.

Para José Salazar, a singularidade do festival relaciona-se “com o facto de ser um dos poucos eventos que se realiza no concelho para promover a inclusão através das artes e da cultura”, o que, acrescentou, “é também um dos grandes objetivos da APPACDM de Setúbal”.

O espetáculo marcou, oficialmente, o início de uma “maratona de iniciativas em dezenas de equipamentos municipais, escolas e associações, com o envolvimento de centenas de pessoas”, entre funcionários, utentes, familiares e amigos da instituição.

O evento teve início com a exibição de um vídeo sobre o Grupo Singularidades, do CAO – Centro de Atividades Ocupacionais 6 da APPACDM de Setúbal, e contou com atuações de dança, música e teatro por parte do Grupo Espiral, proveniente do CAO 4, do Grupo Rodança, pertencente à Escola de Educação Especial do Centro Sócio-Educativo, e do Grupo “Conversas à Séria”, criado no Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência.

Os Momentos de Talento, do CAO 3, os Move-te, do CAO2, e os Diverte-te e Dança, do CAO 1, também arrancaram aplausos e gargalhadas ao público, num espetáculo que encerrou com uma atuação do Coro Vozes de Luz, do CAO 5.

Antes da cerimónia oficial de abertura, o XIX ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas foi apresentado, no dia 9, na Casa do Largo – Pousada da Juventude de Setúbal, numa iniciativa que contou com momentos de animação musical, teatro e dança proporcionados por utentes, familiares e funcionários da APPACDM de Setúbal.

No mesmo local, foi inaugurada no  dia 10 a exposição “Cá dos Nossos”, composta por trabalhos realizados por funcionários, familiares e amigos da APPACDM, que fica patente até 3 de dezembro.

Ao longo das quatro semanas em que decorre o festival estão programadas diversas atividades, como peças de teatro, tertúlias de poesia, momentos musicais, desfiles de moda, um concurso de fotografia, um ciclo de cinema com sessões no Cinema Charlot – Auditório Municipal e workshops e ateliers de expressões artísticas inclusivas nas áreas da pintura, expressão dramática e artes circenses.

A festa “Natal com Todos” marca o encerramento oficial do certame a 6 de dezembro, das 10h30 às 16h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, com momentos de música, dança e poesia.