A participação da Câmara Municipal de Setúbal numa sessão de esclarecimento realizada a 28 de novembro no Parlamento Europeu abriu a possibilidade de o audacioso projeto urbanístico e ambiental Parque Urbano da Várzea obter financiamento europeu.


Uma equipa do município de Setúbal participou, em Bruxelas, Bélgica, numa sessão de esclarecimento sobre a quarta linha de acesso ao fundo comunitário “Intervenções urbanas inovadoras”, que, numa das suas áreas de financiamento, visa incentivar a promoção de projetos destinados ao uso sustentável do território e soluções baseadas na natureza.

Esta reunião informativa constituiu uma oportunidade para a Câmara Municipal de Setúbal recolher e validar as possibilidades de candidatar o projeto do Parque Urbano da Várzea a financiamento comunitário.

O anteprojeto do Parque Urbano da Várzea, apresentado publicamente em Setúbal na passada sexta-feira, contempla a criação de uma vasta área de lazer, com 19 hectares, que inclui lago artificial, quinta pedagógica, campos desportivos e de aventura, parques infantis, miradouros, quiosques, jardins e zonas de recreio, num total de 17 equipamentos e usos distintos.

O modelo urbanístico propõe um conjunto de soluções contemporâneas de usufruto público, com percursos pedonais que atravessam áreas verdes em formato de bosquetes, e recupera memórias de uma antiga ocupação agrícola, com um extenso laranjal.

O parque, com um investimento estimado de 4,5 milhões de euros, para o qual a Câmara Municipal de Setúbal procura apoio de fundos comunitários, contempla ainda a criação de mais bolsas de estacionamento automóvel e a expansão da Avenida de Moçambique, que passa a estar ligada à Avenida dos Ciprestes.

Outras das funções do Parque Urbano da Várzea é o da mitigação do efeito das cheias na cidade, componente assegurada por uma obra estruturante a nível de engenharia hidráulica, atualmente em curso, com ações de alteração topográfica para descida das cotas de terreno e a criação de uma bacia de retenção pluvial, para mais capacidade de armazenamento de água.

 

Documentos Relacionados