O bicentenário do nascimento de António Maria Eusébio, conhecido também como Calafate, é assinalado, ao longo de 2019, com um programa comemorativo destinado a evocar a figura do poeta popular.


A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal, o MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, o Arquivo Distrital de Setúbal, a LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, a Associação Casa da Poesia de Setúbal, o Centro de Estudos Bocageanos, o Rotary Club de Setúbal, a Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal e a Associação Casa da Poesia de Setúbal.

Um dos eventos em destaque nas comemorações do bicentenário do nascimento de António Maria Eusébio, que viveu entre 1819 e 1911, é a apresentação pública da nova edição do Concurso de Poesia Popular, no dia 12, às 16h30, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

O programa em janeiro reserva, ainda, a conferência “António Maria Eusébio. O Calafate. Vida e Obra”, proferida por João Reis Ribeiro. O evento tem lugar no dia 24, às 21h00, na Casa da Baía.

As comemorações do bicentenário do nascimento de António Maria Eusébio prosseguem até dezembro com diversas atividades, como exposições, atuações musicais, conferências, apresentação de livros, poesia e performances cénicas.

Os pontos altos do programa são, a 23 de novembro, a entrega dos prémios do Concurso de Poesia Popular, e, a 15 de dezembro, dia do nascimento do homenageado, o descerramento de uma placa comemorativa na casa onde nasceu, o número 58 da Rua António Maria Eusébio e a apresentação da edição fac-similada da publicação que assinalou a inauguração do monumento ao poeta, em 1968.

António Maria Eusébio, calafate de profissão, foi um carismático autor popular que, embora simples e iletrado, relatou em poemas e cantigas a evolução do burgo setubalense na transição do século XIX para o século XX.

Diversos jornais de expansão local e nacional publicaram a sua poesia, assim como autores da época, como Guerra Junqueiro, que, em 1901, prefaciou uma compilação de versos de António Maria Eusébio, juntamente com algumas notas biográficas.