Um concurso de poesia popular em homenagem ao poeta setubalense António Maria Eusébio, também conhecido por Calafate, realiza-se no dia 12, à tarde, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.


A iniciativa, organizada pela Universidade Sénior de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, integra as comemorações do bicentenário do nascimento de António Maria Eusébio, com um programa de atividades que decorre até dezembro, evocativo do carismático poeta popular.

O concurso, que tem lugar às 16h30, visa estimular a criatividade, valorizar a produção literária e fomentar hábitos de escrita e de leitura.

O género literário elegível é a poesia popular em língua portuguesa, com tema livre, em décima, que, em arte poética, equivale a uma estrofe com dez versos.

A prova literária, de caráter nacional e bienal, é composta por trabalhos escritos em língua portuguesa, os quais podem ser entregues até 14 de junho, para serem analisados por um júri.

O autor da obra vencedora, a anunciar em outubro, recebe 750 euros, numa cerimónia que se realiza no dia 23 de novembro na Galeria Municipal do 11.

As Comemorações do Bicentenário do Nascimento de António Maria Eusébio (1819-1911) já contaram, em dezembro do ano passado, com o lançamento no sítio da internet do Arquivo Distrital de Setúbal do registo de batismo do homenageado, acompanhado de transcrição paleográfica, dia 3, e uma cerimónia dos 50 anos do monumento do Calafate, no Bonfim, a 29.

O programa inclui, ao longo de 2019, exposições, atuações musicais, conferências, apresentação de livros, atividades de poesia e performances cénicas.

A Câmara Municipal de Setúbal, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, o Arquivo Distrital de Setúbal, a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, a Associação Casa da Poesia, o Centro de Estudos Bocageanos, o Rotary Club de Setúbal e a Universidade Sénior de Setúbal organizam as comemorações.

António Maria Eusébio, calafate de profissão, foi um carismático autor popular, que, embora simples e iletrado, relatou em poemas e cantigas a evolução do burgo setubalense na transição do século XIX para o século XX.

Informações sobre o concurso:

Universidade Sénior de Setúbal
Parque do Bonfim
secretaria.uniseti@gmail.com
Telf.: 265 540 230

 

Documentos Relacionados