Quelimane | Distribuição de bens

Material hospitalar, livros, roupa e brinquedos são alguns bens que estão a ser distribuídos pela população de Quelimane, Moçambique, fruto de uma campanha de solidariedade realizada em 2018 junto da população de Setúbal.


Entre janeiro e abril do ano passado os setubalenses associaram-se à campanha de solidariedade “Setúbal ajuda Quelimane”, dinamizada pelo município sadino, o que resultou na angariação de 23,5 toneladas de bens destinados a melhorar o quotidiano da população mais necessitada de Quelimane.

No total, a campanha traduziu-se no preenchimento de um contentor com 40 pés de volume, com os bens a serem distribuídos neste momento em Quelimane por representantes da Câmara Municipal de Setúbal.

Só no Hospital Central de Quelimane já foram entregues mais de mil unidades de medicamentos, além de material hospitalar variado, fraldas e 400 pares de sapatos ortopédicos.

A campanha “Setúbal ajuda Quelimane” contou também com os contributos de setores específicos da sociedade setubalense, nomeadamente de várias farmácias, assim como de colégios e infantários.

A distribuição de bens conduzida pelos representantes da Câmara Municipal de Setúbal, processo que deve ter uma duração de duas semanas, inclui 6800 livros, material escolar, roupas para homem, mulher e criança e brinquedos.

A viagem solidária de Setúbal a Quelimane, municípios geminados desde o ano 2000, contempla, também, visitas a escolas, bibliotecas e, em particular, a bairros com carências sociais mais relevantes, caso das Casas Resilientes, em Icidua, a zona mais populosa de Quelimane.

Resultado, também, da iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal no âmbito do protocolo de geminação vigente, está a ser criada, de raiz, uma escola primária em Quelimane, construção apenas possível graças ao apoio mecenático de empresas portuguesas.