As personalidades nomeadas para os prémios da Gala do Desporto de Setúbal, a realizar no dia 24, à noite, no Fórum Municipal Luísa Todi, já são conhecidas.


A 3.ª Gala do Desporto de Setúbal, com início às 21h00, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, atribui prémios a atletas, dirigentes e outras individualidades em destaque nas variadas áreas do desporto do concelho, ao longo do ano 2017-2018.

Esta edição do evento que distingue personalidades e instituições desportivas conta com vários momentos de animação, como música pela cantora Paula Sá e dança com a atuação de bailarinos profissionais com presenças em espetáculos produzidos por Felipe La Féria.

A noite, com produção da responsabilidade da PMP – Paulo Magalhães Produções, empresa especializada na organização de eventos corporate e televisivos, inclui ainda apontamentos de magia.

O evento distingue personalidades nas categorias de “equipa”, “treinador”, “dirigente”, “clube”, “evento desportivo” e “mérito académico”. São igualmente distinguidas personalidades nas categorias de “atleta esperança feminino/masculino”, “prémio especial”, “atleta desporto adaptado feminino/masculino”, “atleta feminino/masculino” e prémio “carreira”.

A Arrábida Trail Team, da Associação de Moradores do Casal das Figueiras, Afonso Costa e Dinis Costa, do Remo Double Scull do Clube Naval Setubalense, e o Ténis de Mesa Adaptado do Vitória Futebol Clube, são os nomeados na categoria “Equipa do Ano”.

Para o prémio de “Treinador do Ano” estão nomeados Danilo Ferreira, selecionador nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, Domingos Diniz, do Ténis de Mesa do Vitória Futebol Clube, e Hélio Sousa, selecionador nacional de Futebol Sub-19.

Joaquim Cambolas, do Scalipus Clube de Setúbal, Pedro Pêra, do Clube de Patinagem do Sado, e Sandro Silva, do Volei Clube de Setúbal 1990, são as personalidades nomeadas para o galardão de “Dirigente”.

Já ao prémio “Clube” do ano concorrem o Clube Patinagem do Sado, o Grupo Musical e Desportivo União e Progresso e o Scalipus Clube de Setúbal.

As provas desportivas que decorreram durante o ano transato nomeadas para o prémio “Evento Desportivo do Ano” são “24 Horas a Correr pela Deficiência”, da APPACDM, “Setúbal Open 2018”, promovido pelo Clube de Ténis de Setúbal, e o “Setúbal Triathlon”, da HMS Sport.

No segmento de prémios atribuídos a “Atletas” femininos, as desportistas nomeados são Márcia Costa, atleta da Seleção Nacional de Basquetebol, Patrícia Matias, do Clube de Judo da Universidade Lusófona, e Rita Ribeiro, de atletismo do Sporting Clube de Portugal.

Os atletas masculinos nesta categoria são Bruno Cabrita, da pesca desportiva do Grupo Desportivo Amarelos, João Bola, do tumbling do Clube Naval Setubalense, e Marcolino Veríssimo, atleta de trail da Associação de Moradores do Casal das Figueiras.

Os nomeados para o galardão “Atleta Esperança” são, em femininos, Carolina Santana, da Escola de Futebol Feminino de Setúbal/Sport Lisboa e Benfica, Inês Borba, da secção de atletismo do Vitória Futebol Clube, e Rita Xufre, do Núcleo Bicross de Setúbal.

Os masculinos contam com Rui Domingos e Rui Praxades, ginastas de trampolins do Vitória Futebol Clube, e Simão Simões, atleta de remo do Clube Naval Setubalense.

Na área do desporto adaptado, os nomeados para o galardão da Gala do Desporto de Setúbal são, nos femininos, Beatriz Bastos, do Scalipus Clube de Setúbal – Basquetebol, e Sandra Pinto do Clube Naval Setubalenses.

Nos masculinos, estão nomeados para o prémio “Atleta Desporto Adaptado”, Álvaro Pereira, da APPACDM de Setúbal, União Desportiva para a Inclusão – Equitação, Jean Paul Melo, do Clube de Ténis de Setúbal/Ténis em Cadeira de Rodas, e José Vitorino, atleta do Ténis de Mesa em Cadeira de Rodas, do Vitória Futebol Clube.

Durante a Gala do Desporto de Setúbal, de participação gratuita e com bilhetes já disponíveis para levantamento no Fórum Luísa Todi, a Câmara Municipal de Setúbal atribui ainda o prémio de “Mérito de Académico” ao aluno Carlos André Filipe Martins, cuja média final de curso na licenciatura de Desporto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal foi de 15,03 valores.

Durante o evento é ainda agraciado com o galardão “Prémio Especial” Ricardo Jorge Gomes, atleta que venceu, em Londres, a competição Eurogames da 22.ª Olimpíada de Desportos da Mente.

O jogador semiprofissional de jogos de tabuleiro, subdiretor de um hotel de Setúbal, acumula oito medalhas no total das competições da Olimpíada de Desportos da Mente.

Já o “Prémio Carreira”, atribuído a um agente desportivo do concelho que tenha contribuído de forma significativa para o desenvolvimento e visibilidade do desporto, será atribuído a Fernando Pedrosa, antigo presidente do Vitória Futebol Clube.

A apreciação, seleção e decisão dos vencedores é da responsabilidade de uma comissão de avaliação criada especialmente para o efeito, que também procedeu ao apuramento das três propostas mais votadas em cada categoria.

Além de reconhecer e distinguir personalidades e clubes que, ao longo da época desportiva anterior ou das respetivas carreiras, obtiveram resultados de mérito, a Gala do Desporto de Setúbal pretende divulgar e incentivar o desporto a nível local.