Manuel Bola - Registo Fotográfico - Mês do Teatro 2019

O Dia Mundial do Teatro é assinalado em Setúbal com um programa para todos os públicos, com estreias de espetáculos cénicos, workshops, oficinas e exposições, a realizar em março e abril, em vários espaços e equipamentos do concelho.


O ator Carlos Rodrigues, falecido em 2016, é homenageado pela Câmara Municipal de Setúbal, que organiza o programa comemorativo do Dia Mundial do Teatro, na exposição “Manuel Bola – Registo Fotográfico”, patente ao longo de março no foyer do Fórum Municipal Luísa Todi.

A mostra fotográfica, com inauguração a 1 de março, às 18h00, revela grande parte da carreira e do percurso do ator pelo teatro amador setubalense, em particular, no TAS – Teatro Animação de Setúbal, com fotografias de cena de várias personagens que encarnou em palco.

A apresentação de “A Noite da Dona Luciana”, peça do Teatro do Eléctrico, a 27 de março, Dia Mundial do Teatro, às 21h30, no Fórum Luísa Todi, é um dos destaques do programa comemorativo organizado em parceria com companhias profissionais e grupos amadores de teatro.

A peça, com Custódia Gallego, José Leite, Márcia Cardoso, Rafael Gomes, Rita Cruz e Vítor Oliveira, é uma comédia irreverente e que lança o espectador numa espiral entre a verdade e o delírio, a paixão e o humor negro. Na compra de um bilhete, com o custo de cinco euros, o segundo é oferta.

O mês dedicado às artes cénicas é também pretexto para a apresentação de novas produções por companhias setubalenses, como é o caso de “Vamos Comprar um Poeta”, pelo TAS – Teatro Animação de Setúbal, em estreia, igualmente no dia 27, às 18h00, no Teatro de Bolso.

A peça, que retrata uma sociedade em que o materialismo controla os aspetos da vida, com André Moniz, Duarte Victor, Miguel Assis, Sónia Martins e Susana Brito, texto de Afonso Cruz e adaptação de Célia David, tem sessões a 28 e 29, às 21h30, e 30 e 31, às 16h00. Os bilhetes custam cinco euros.

Já o Espelho Mágico – GATEM, Cooperativa Cultural, apresenta no Fórum Municipal Luísa Todi, a 9, às 21h30, “Dona Natureza”. O musical infantil, a 35.ª produção da companhia que alerta para as questões ambientais, está também em cena nos dias 10, às 17h00, e dia 11, às 11h00, em sessão para escolas. Os bilhetes custam cinco euros.

O “Auto da Índia”, clássico de Gil Vicente, também sobe ao palco nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, numa adaptação pelo Teatro Estúdio Fontenova. O espetáculo, com sete apresentações no Luísa Todi, desafia o público numa viagem que atravessa a consciência pessoal, social e histórica.

A peça para maiores de 12 anos, com encenação de Filipe Crawford, conta com interpretações de Carlos Pereira, Eduardo Dias, Henrique Gomes, Carina Sobrinho e Graça Ochoa.

As sessões de o “Auto da Índia” realizam-se nos dias 21, 22, 23 e 30, às 21h30, enquanto a 22, 24 e 31 há exibições às 17h00. Os bilhetes custam oito euros para o público em geral e seis para estudantes, menores de 25 e maiores de 65 anos e profissionais do espetáculo.

“O Tempo das Giestas”, do Teatro do Elefante, está em cena na Sala José Afonso da Casa da Cultura no dia 22, às 21h30, numa sessão cuja participação é feita exclusivamente por convite. A peça, em estreia, é uma adaptação de Fernando Casaca a partir da obra homónima de José Casanova.

O programa comemorativo do Dia Mundial do Teatro inclui ainda o projeto AMATEATRO – Mostra de Teatro de Amadores de Setúbal, que junta grupos de escolas, coletividades e associações numa troca de experiências que procuram contribuir para a descentralização e a democratização cultural.

O AMATEATRO, que decorre entre 1 e 16 de março, propõe espetáculos para todos os públicos, de entrada livre, mediante lotação das várias salas . Os espectadores devem chegar ao local meia hora antes do início das sessões para levantamento do bilhete.

A primeira sessão é logo no dia 1, às 21h30, no ‘Casarão’ da Associação de Moradores do Casal das Figueiras, com a encenação da peça “Aldeia de Sogros”, do Teatro a Descoberto.

No dia seguinte, a 2, às 21h30, o Teatro Porta-a-Porta, grupo de teatro do Instituto Politécnico de Setúbal, apresenta no Inatel de Setúbal “O Grito da Gaivota”, peça a partir da obra de Emmanuelle Laborit.

“Arucuol?”, peça pelo Grupo Teatro Metáforas com base no texto de Peer Gynt de Ibsen, é exibida no dia 7, às 21h30, na Galeria CVA – Colectivo de Valorização Artística, em Vila Nogueira de Azeitão.

No Grupo Desportivo Independente, a 9, às 17h00, é momento de “Respirar” com o Projeto Marca D’Água. No mesmo dia, o “Consultório Poético” do TOMA – Teatro Oficina Multi Artes, tem encontro marcado com o público às 21h30, no Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão.

A história hilariante de “Zé Gato”, em cena pela ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, é partilhada no dia 10, às 17h00, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

O Clube de Sombras Coloridas da EB 2,3 de Azeitão apresenta a peça “Todos Diferentes, Todos…” em duas sessões. A primeira, no dia 12, às 11h00, realiza-se na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, enquanto no dia 16, às 15h00, decorre no Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade da Bela Vista.

No dia 14, alunos do curso Artes do Espetáculo da EBS Ordem de Sant´Iago, apresentam “Tríptico”, “Poética II” e “A Assombrosa Banalidade de Ser”, três exercícios desenvolvidos em contexto de sala de aula, em cena na EB 2,3 de Azeitão, às 10h30.

Já o Teatro Puzzle da APPACDM de Setúbal vai à EBS Ordem de Sant´Iago no dia 15, às 15h00, para apresentar “Os Nativos”, uma peça adaptada do texto original de Miguel Esteves Cardoso.

O teatro de revista está também em destaque no projeto AMATEATRO com “A Revista vem ao Bairro Santos Nicolau”, com texto de Carlos Jorge Español e encenação de João Praia, em cena no dia 15, às 21h30, no Clube Recreativo da Palhavã.

O programa teatral prossegue no dia 16, às 21h30, com a peça “Portugal no seu melhor… Mas que gerigonça”, com textos e encenação de Carlos Zacarias, em cena no Grupo Desportivo Independente.

Além de apresentações cénicas no âmbito do projeto AMATEATRO, as comemorações do Dia Mundial do Teatro propõem ainda, para o público mais jovem, um conjunto de atividades ao longo do mês.

Nos dias 3 e 5, a nave espacial Space Invaders, da Artelier? Teatro de Rua aterra na Praça de Bocage entre as 14h30 e as 17h30 e disponibiliza uma sala de dança com cabine de DJ e pinturas faciais.

“A Guerra do Tabuleiro de Xadrez”, do TOMA – Teatro Oficina Multi Artes, é apresentada no Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, a 13, às 15h00, e a 14, às 11h00. Os bilhetes custam três euros.

Na Casa da Cultura há também eventos para os mais novos, como “Às páginas tantas… quantas?”, dia 16, às 15h30, e “Aguarela”, a 24, às 15h00, ambas por A Casa Invisível, enquanto o “Livro de Papel” é apresentado, a 30, às 15h00, pelo Teatro Alternativo. Os bilhetes custam cinco euros para criança e acompanhante.

As comemorações do Dia Mundial do Teatro contemplam ainda formações diversas em áreas como fotografia, maquilhagem e luminotecnia, entre outras, bem como ao cinema, concretamente na iniciativa Teatro na Tela, a realizar no Espaço 50 Cuts.

O ciclo cinematográfico conta com a exibição dos filmes “Eva”, de Joseph Mankiewicz, a 9, “O Crepúsculo dos Deuses”, de Billy Wilder, a 23, e “Noite de Estreia”, de John Cassavetes, a 30. As sessões, com entrada gratuita, têm início às 16h00.

A “Formação a 5 Mãos”, de 11 a 15, das 18h00 às 20h00, na Casa da Cultura, aborda diferentes vertentes cénicas. Eduardo Dias trabalha a “Voz”, Olavo Nóbrega o “Corpo”, José Maria Dias a “Interpretação”, José Nobre a “Improvisação” e Célia David a “Escrita Criativa”. As inscrições, até dia 6 e com o custo de 10 euros, podem ser feitas no endereço https://tinyurl.com/formacaoa5maos ou diretamente na Casa da Cultura.

Já a formação “Backstage” propõe vários workshops, entre os quais “Fotografia de Cena”, a 20 e 23, das 17h00 às 23h00, por Rita Carmo, na Casa do Largo. As inscrições, até dia 15, podem ser feitas diretamente na Casa da Cultura ou no endereço https://tinyurl.com/fotografiadecena.

Nos dias 25 e 26, das 18h00 às 22h00, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal acolhe o workshop “Luminotecnia”, por Nuno Borda de Água. A formação é aberta ao público geral e as inscrições podem ser feitas diretamente na Casa da Cultura ou no endereço https://tinyurl.com/luminotecnia.

A formação “Backstage” contempla ainda “Auto-Maquilhagem para Palco”, a 30 e 31, entre as 15h00 e as 18h00, na Casa do Largo, limitada a seis pessoas e com o custo de 10 euros. As inscrições, até dia 27, são feitas na Casa da Cultura ou online no endereço https://tinyurl.com/caracteriza-o.

O programa comemorativo do Dia Mundial do Teatro comtempla ainda a residência artística “Improvisação e Composição Teatral”, a realizar entre os dias 1 e 6 de abril, na Casa d’Avenida. As inscrições, até 13 de março, são feitas na Casa d’Avenida ou online em https://tinyurl.com/residenciaartistica.

 

Documentos Relacionados