Consultório Poético - Teatro Toma

O trabalho cénico desenvolvido por grupos amadores de Setúbal está em destaque, entre os dias 1 e 16 de março, no evento AMATEATRO, dinamizado no âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Teatro.


O projeto municipal AMATEATRO – Mostra de Teatro de Amadores de Setúbal visa proporcionar a troca de experiências entre grupos de teatro de amadores do concelho, provenientes de escolas, coletividades e associações, e contribuir para a descentralização de espetáculos em vários espaços não convencionais.

A primeira sessão, a 1, às 21h30, realiza-se no “Casarão”, da Associação de Moradores do Casal das Figueiras, com a peça “Aldeia de Sogros”, em cena pelo Teatro a Descoberto.

Já o Teatro Porta-a-Porta apresenta, no dia seguinte, às 21h30, no Inatel, “O Grito da Gaivota”, a partir da obra de Emmanuelle Laborit, enquanto no dia 7, às 21h30, na Galeria CVA – Colectivo de Valorização Artística, em Vila Nogueira de Azeitão, o Teatro Metáforas interpreta “Arucuol?”, com base no texto de Peer Gynt de Ibsen,

No dia 9, às 17h00, é momento de “Respirar” na sede do Grupo Desportivo Independente, pelo Projeto Marca D´Água. À noite, às 21h30, o “Consultório Poético” do TOMA – Teatro Oficina Multi Artes anima o Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão.

A comédia “Zé Gato”, da ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, promete arrancar gargalhadas no dia 10, às 17h00, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

O programa do AMATEATRO prossegue, a 12, às 11h00, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal com o espetáculo infantil “Todos Diferentes, Todos…”, do Clube de Sombras Coloridas da EB 2,3 de Azeitão, que repete no dia 16, às 15h00, no Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade, na Bela Vista.

No dia 14, às 10h30, é a vez de a Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago apresentar as peças “Tríptico”, “Poética II” e “A Assombrosa Banalidade de Ser”, na EB 2,3 de Azeitão.

No dia seguinte, o Teatro Puzzle, da APPACDM de Setúbal, leva “Os Nativos” à Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago, às 15h00, e o grupo de teatro do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau apresenta “A Revista vem ao Bairro Santos Nicolau”, no Clube Recreativo da Palhavã, às 21h30.

A iniciativa AMATEATRO encerra no dia 16, às 21h30, no Grupo Desportivo Independente, com a apresentação da revista “Portugal no seu melhor… Mas que gerigonça”, pelo Perpétuus – Grupo de Teatro da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

Todos os espetáculos são de entrada livre, mediante lotação da sala. Os espetadores interessados devem chegar ao local meia hora antes do início para levantamento do bilhete.