Fórum da Juventude de Setúbal | Imagem de arquivo

Os jovens são convidados a participar em sessões a realizar nas cinco freguesias do concelho, nas quais podem debater ideias com membros da Câmara Municipal e das juntas, a primeira já no dia 16, às 10h30, no Sado.


O Fórum da Juventude de Setúbal, no âmbito do programa comemorativo local do Mês da Juventude, m@rço.28, inspira-se, nesta edição, no projeto municipal Ouvir a População, Construir o Futuro, destinado à resolução de questões apresentadas pelos cidadãos das freguesias em contacto direto com os autarcas.

O objetivo das sessões do Fórum da Juventude de Setúbal é ouvir a população jovem com vista a melhorar a governação e a fomentar a participação juvenil na política e no associativismo.

Esta ação pretende igualmente encontrar formas da contribuição em atividades de voluntariado a desenvolver e na criação de coletivos ou associações juvenis.

Os encontros, em ambiente informal, com duração prevista de duas horas e meia, não têm limite de participantes, mas carecem de inscrição, gratuita, pelo endereço eletrónico www.tinyurl.com/forumjuventudesetubal.

Para facilitar o debate e a dinâmica de grupo, as sessões podem decorrer através de plenários coletivos ou com todos os participantes em mesas redondas temáticas.

O primeiro encontro é este sábado, às 10h30, na Junta de Freguesia do Sado, a que segue uma reunião com os jovens moradores da área da União das Freguesias de Setúbal, dia 23, à mesma hora, na 50 Cuts Associação Cinematográfica, localizada na Rua Pereira Cão, n.º 45.

Os jovens de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra expõem os seus pontos de vista igualmente no dia 23, em reunião na sede da junta de freguesia, às 15h00.

As opiniões dos jovens de São Sebastião são ouvidas na sede desta junta de freguesia, dia 30, às 10h30. À tarde, às 15h00, decorre uma reunião em Azeitão, na biblioteca local.

Em todas as sessões do Fórum da Juventude de Setúbal estão presentes elementos do Executivo municipal e das respetivas juntas de freguesia.

No final da ronda das cinco reuniões são marcados novos encontros para acompanhar do trabalho iniciado e dar respostas a preocupações levantadas.

O programa municipal m@rço.28 celebra o Mês da Juventude em vários espaços e equipamentos, com atividades de música, dança, fotografia, exposições, workshops e desporto, entre outras, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal em colaboração com o movimento associativo.