Cinco dezenas de árvores foram plantadas, dia 16 de manhã, no percurso pedonal da Quinta da Amizade, por voluntários que aderiram a uma campanha promovida pela Câmara Municipal de Setúbal de reabilitação de espaços verdes do concelho.


 

Na ação, que marcou o arranque da segunda edição da campanha “Seja Jardineiro Por Um Dia!”, mais de quatro dezenas de moradores, alguns dos quais crianças, e funcionários municipais embelezaram o percurso pedonal que tem início na Rua António Joaquim Rosa e termina na Estrada de Algeruz.

Às 09h30 já Sílvia Estrela, o marido e o filho de 8 anos aguardam juntamente com a vizinha Teresa Serpa no ponto de encontro, junto do anfiteatro, para deitar mãos à obra.

“Eu tinha de estar presente, sobretudo tendo em conta que pertenço à Associação de Moradores da Quinta da Amizade, pois esta é uma iniciativa que contribui para melhorar o bairro”, aponta.

“Bom dia!”, saúda Rui Borralho que também trouxe a família, a mulher, Ana Filipa, e os filhos David, de 11 anos, e Mariana, de 7. “É importante as crianças participarem, porque estão a ajudar a construir a comunidade”, frisa.

Os voluntários já estão todos reunidos, entre os quais a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a vereadora do Ambiente, Carla Guerreiro, e o presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, José Belchior, e seguem até ao início da Rua António Joaquim Rosa.

Nos dias anteriores, já os funcionários da junta tinham preparado o terreno para a iniciativa. “Foi feita a limpeza, a abertura de covas e a preparação do caminho do percurso pedonal para que hoje se pudessem plantar as árvores”, conta José Belchior.

Antes de dar início à plantação, Maria das Dores Meira agradece a participação dos moradores e Sérgio Gaspar, chefe da Divisão de Espaços Verdes, dá algumas dicas importantes.

“Não se pode plantar de qualquer forma. Há que criar condições para que as árvores vivam por muitos anos e não nos podemos esquecer que elas vão precisar de acompanhamento, de serem regadas e tratadas. Vocês podem ajudar-nos nisso e informar a Câmara Municipal sempre que detetarem algum problema.”

Sérgio Gaspar aponta para as árvores que já se encontram ao lado das covas e explica que têm as raízes cobertas por uma serapilheira para “ficarem mais protegidas” e alerta que não podem ficar muito enterradas, pois “precisam de respirar”.

São os pequenos David e Mariana que plantam a primeira árvore. “Isto é difícil!”, confessa Mariana que tenta cobrir de areia a cova onde funcionários municipais já colocaram um bordo.

Maria das Dores Meira percebe a aflição da menina e dá uma ajuda. “Temos de desfazer isto assim”, exemplifica, com a pequena enxada que foi distribuída a todos os participantes, ao tentar desfazer pequenas pedras de areia.

David é mais desembaraçado e já tem a cova praticamente coberta, mas Mariana não desiste e recebe mais ajuda. “É muito duro não é?”, reconhece a vereadora Carla Guerreiro, que ajuda a pequena a cobrir, finalmente, a cova.

Os funcionários municipais ajudam a estabilizar a árvore, enquanto o presidente da junta de freguesia descarrega mais terra que foi trazida de outro local e Sérgio Gaspar explica porquê. “A terra aqui existente é pobre e tivemos de trazer outra para favorecer o crescimento saudável das árvores”.

Com trabalho em equipa, a primeira árvore está plantada. Outros grupos de voluntários já deram, entretanto, início à plantação ao longo do circuito pedonal. São cinco dezenas no total, entre bordos, acácias do Japão, olaias e coreutérias, e há trabalho para toda a manhã.

No final, “vai ser colocada uma placa em cada árvore com o nome da criança que a ajudou a plantar” para que “saibam sempre identificar a árvore que ajudaram a nascer e que é tão importante para a sua saúde e para o ambiente”, sublinha Maria das Dores Meira.

Esta foi a primeira ação da segunda edição da campanha “Seja Jardineiro Por Um Dia!”, que, até final de abril, apela os munícipes a pôr as mãos na terra e a ajudar a transformar espaços devolutos da cidade em jardins.

Através da iniciativa, desenvolvida no âmbito da estratégia Setúbal: Cidade Verde, Rio Azul, a autarquia pretende apoiar e reconhecer o importante papel da comunidade na criação de uma cidade mais verde. Assim, os interessados em serem jardineiros por um dia podem concorrer a esta iniciativa.

Na edição deste ano estão previstas cerca de duas dezenas de ações em diversos locais, espalhados um pouco por todo o concelho, que podem ser requalificados pelos munícipes que se inscreverem no projeto municipal, através do telefone 265 548 400 ou do endereço eletrónico setubal.cidadeverde.rioazul@mun-setubal.pt.

A par das plantações para o público em geral, esta edição volta a apostar num conjunto variado de ações para a comunidade escolar, que colabora na criação de espaços verdes nos estabelecimentos de ensino, com o apoio de técnicos da autarquia e das juntas de freguesia e de docentes das respetivas unidades escolares.

Até hoje, a campanha de jardinagem, que promove ainda sessões de sensibilização ambiental para o público escolar, conta já com quatro dezenas de árvores e um milhar de arbustos plantados em dezenas de parcelas distribuídas por todo o concelho.

Na edição do ano passado, o projeto de participação cidadã contou com o envolvimento de 680 crianças em intervenções de embelezamento nas escolas e perto de cinco dezenas de voluntários que ajudaram a transformar onze locais subaproveitados em agradáveis espaços verdes.

A iniciativa integra a estratégia ambiental dinamizada pelo município no âmbito de Setúbal: Rio Azul, Cidade Verde, lema no qual se harmoniza a vontade de ter uma baía saudável e sedutora, juntamente com uma malha urbana voltada para o Sado e cujo desenvolvimento seja ambientalmente sustentável.