Os problemas e as carências que preocupam os jovens da freguesia do Sado e propostas para melhorar a qualidade de vida estiveram em análise, no dia 16 de manhã, na primeira sessão descentralizada do Fórum da Juventude de Setúbal.


O encontro, realizado na sede da junta de freguesia, inserido no programa comemorativo local do Mês da Juventude, m@rço.28, abriu um conjunto de sessões a realizar nas cinco freguesias do concelho, num novo modelo do Fórum da Juventude inspirado no projeto municipal Ouvir a População, Construir o Futuro, destinado à resolução de questões apresentadas pelos cidadãos das freguesias em contacto direto com os autarcas.

Representantes de coletividades e associações locais, nomeadamente do Agrupamento de Escuteiros 1359 – Sado, do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão e do Clube de Patinagem do Sado, debateram ideias com o vereador da Juventude, Pedro Pina, e com o presidente da Junta de Freguesia do Sado, Manuel Véstias.

“Acreditamos em espaços de participação que produzam efeitos, em que cada um dá um contributo para transformar a comunidade em que vive”, sublinhou Pedro Pina.

O autarca garante que esta sessão constituiu “apenas um pontapé de saída”, pois o objetivo é dar continuidade aos encontros, com alguma regularidade, para analisar problemas e debater propostas com os jovens.

“Queremos construir convosco soluções em respeito com as vossas ideias.”

Uma das principais questões levantadas pelos jovens da freguesia do Sado diz respeito às atividades direcionadas à juventude e aos espaços que podem frequentar.

A chefe da Divisão de Juventude, Cátia Oliveira, garante que há muitas atividades a acontecer em Setúbal e muitos espaços que os jovens podem frequentar.

“É muito um exercício nosso enquanto munícipes procurarmos acompanhar o que está a acontecer no concelho. Há muita informação disponível, por exemplo, no Guia de Eventos produzido pela Câmara Municipal.”

O vereador Pedro Pina garante que um dos objetivos do Fórum da Juventude é “informar e estreitar os canais de comunicação” entre a autarquia e os jovens, pelo que esta é uma questão pertinente.

“Só na área da Cultura, a autarquia organiza mais de 500 eventos por ano. Se as pessoas não sabem é porque algo pode estar a falhar na forma como se comunica e temos de debater soluções.”

Uma ideia proposta pelos representantes do Clube de Patinagem do Sado passa por “partilhar o Guia de Eventos nas páginas das escolas para que os jovens tenham mais fácil acesso à informação”.

Além das questões relacionadas com a informação, os jovens do Agrupamento de Escuteiros 1359 – Sado apresentaram propostas para a realização de atividades desportivas.

Margarida, que além de escuteira é praticante de skate com um grupo de amigos, gostaria de ter um parque com boas condições para a prática da modalidade e para favorecer o convívio entre gerações diferentes e até indica o local ideal.

“Na Herdade da Mourisca há muito espaço. Ao lado do skate park poderia ser criado um espaço de convívio para jovens e um parque infantil.”

Por outro lado, Ruben, mais interessado no futebol, deixou propostas para a criação de relvados sintéticos na freguesia. “Até podíamos realizar uma angariação de fundos para avançar com os projetos.”

Satisfeito com a participação dos jovens, o presidente da Junta de Freguesia do Sado, Manuel Véstias, garante que a autarquia está disponível para trabalhar com eles.

“Esta iniciativa é muito importante para nós, pois, enquanto autarca, preciso de saber quais os vossos anseios. Fica aqui o compromisso de voltarmos a reunir quando vocês quiserem.”

Os próximos encontros do Fórum da Juventude de Setúbal realizam-se no dia 23, às 10h30, com jovens moradores da área da União das Freguesias de Setúbal, na 50 Cuts Associação Cinematográfica, localizada na Rua Pereira Cão, n.º 45, e às 15h00, com jovens de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, na sede da junta de freguesia.

As opiniões dos jovens de São Sebastião são ouvidas na sede desta junta de freguesia, dia 30, às 10h30. À tarde, às 15h00, decorre uma reunião em Azeitão, na biblioteca local.

Os encontros, em ambiente informal, com duração prevista de duas horas e meia, não têm limite de participantes, mas carecem de inscrição, gratuita, pelo endereço eletrónico www.tinyurl.com/forumjuventudesetubal.

Para facilitar o debate e a dinâmica de grupo, as sessões podem decorrer através de plenários coletivos ou com todos os participantes em mesas redondas temáticas.

Em todas as sessões do Fórum da Juventude de Setúbal estão presentes elementos do Executivo municipal e das respetivas juntas de freguesia.

No final da ronda das cinco reuniões são marcados encontros para acompanhar o trabalho iniciado e dar respostas a preocupações levantadas.

O programa municipal m@rço.28 celebra o Mês da Juventude em vários espaços e equipamentos, com atividades de música, dança, fotografia, exposições, workshops e desporto, entre outras, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal em colaboração com o movimento associativo.