25 de Abril - genérica

Exposições, debates, sessões de sensibilização, música e a exibição de um documentário integram o programa comemorativo dos 45 anos do 25 de Abril dirigido à comunidade educativa do concelho.


 Além do programa central, a Câmara Municipal promove um conjunto de atividades para celebrar os 45 anos de Liberdade, entre abril e maio, dirigidas à população escolar do concelho de Setúbal.

“Construir a Paz com os Valores de Abril” é a exposição do Conselho Português para a Paz e Cooperação que vai estar em itinerância pelos estabelecimentos do ensino básico de 2.º e 3.º ciclos e do secundário.

A mostra documental e fotográfica realça a importância das movimentações em defesa da paz que tiveram lugar em Portugal nos anos da ditadura, a oposição à guerra colonial e a repressão que se abateu sobre os que defendiam a paz até à Revolução de Abril.

No final da exposição há um momento de debate dinamizado pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação.

As escolas básicas de 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário podem, igualmente, candidatar-se a acolher uma mostra de cartoons de João Abel Manta, que revive alguns dos momentos fortes que balizaram a história do período entre o 25 de Abril e o 25 de Novembro.

A iniciativa inclui visitas guiadas por Manuel Augusto Araújo.

Já a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses promove, em parceria com a autarquia, sessões em contexto de sala de aula para uma reflexão histórica e cultural que remonta à Revolução dos Cravos e à conquista da liberdade e da paz e seus valores intrínsecos.

As sessões, dinamizadas por membros da URAP, dirigem-se a todos os níveis de escolaridade.

“Cantar Zeca Afonso” é a iniciativa que desafia todas as escolas do concelho a escolherem e a ensaiarem um tema do cantautor para interpretação num espetáculo do “Há Festa no Parque”, que se realiza nos dias 1 e 2 de junho, no Parque do Bonfim.

Os estabelecimentos de ensino secundário podem, igualmente, acolher a exibição do documentário “Cartoonistas – Soldados de Infantaria da Democracia”, nos dias 7, 8 e 9 de maio, e encontros com Cristina Sampaio, ilustradora convidada da Festa da Ilustração 2019.

As escolas que pretendam acolher estas iniciativas, de participação gratuita, devem fazer marcação prévia através do endereço de correio eletrónico digepe@mun-setubal.pt.