Serra da Arrábida

Setúbal venceu em seis das catorze categorias de reconhecimento de ícones de referência nacional na segunda edição do Portugal Cinco Estrelas Regiões, sistema que avalia, através de votação pelos consumidores, o que de melhor existe no território.


Recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outras áreas regionais de referência nacional foram avaliados através de uma votação nacional na qual os portugueses identificaram, para cada um dos vinte distritos, o que consideram extraordinário a vários níveis.

Em 2019, são seis os ícones setubalenses reconhecidos como sendo extraordinários e merecedores do Prémio Cinco Estrelas Regiões no Distrito de Setúbal.

Quatro desses ícones renovam os títulos de campeões conquistados na edição do ano passado, concretamente o choco frito em “Cozinha Tradicional”, o Moscatel de Setúbal em “Vinhos”, a Serra da Arrábida em “Serras e Montanhas” e as tortas de Azeitão em “Doçaria Tradicional”.

A eles juntam-se este ano o Queijo de Azeitão, na categoria de “Queijos”, e o Portinho da Arrábida, em “Praias”.

Além das seis distinções na votação para o reconhecimento de ícones de referência nacional, Setúbal teve vencedores, a nível distrital, em cinco categorias destinadas a premiar marcas, produtos e serviços.

A Cerimónia de Entrega de Prémios realiza-se a 17 de maio, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu.