José Afonso - Medalha de Ouro da Cidade

Uma exposição fotográfica e documental sobre os efeitos da Revolução dos Cravos em Setúbal e os 90 anos do nascimento de José Afonso, repartida em dois núcleos, é inaugurada no dia 13, na Galeria Municipal do 11.


Com inauguração agendada para as 16h00, a exposição “45.90” revela conteúdos históricos relacionados com o 25 de Abril em Setúbal, repartidos por temáticas, nomeadamente os direitos humanos básicos e sociais, a saúde, a igualdade de género, a educação e as mudanças físicas e mentais nas pessoas logo após a revolução.

Através de painéis, o núcleo expositivo mostra fotografias que retratam o dia a dia na altura do 25 de Abril de 1974, acompanhadas de textos e de gráficos e tabelas. O visitante pode ficar a conhecer um pouco mais sobre o processo de apoio à construção de casas para pessoas desfavorecidas, designado SAAL – Serviço de Apoio Ambulatório Local.

Em Setúbal, esta política urbana surgiu em cinco pontos estratégicos da cidade, concretamente Casal das Figueiras, Forte Velho, Pinheirinhos, Bairro da Liberdade e Terroa de Baixo.

Além disso, nas paredes da Galeria Municipal do 11 vão estar inscritos os nomes das comissões de trabalhadores que proliferaram em todo o parque industrial da cidade, desde as grandes até às pequenas unidades de produção, como é exemplo o Café Central, a Serração do Monte Belo, a TELED – Multinacional e a Herdade da Gâmbia.

Até 25 de maio, a mostra fotográfica e documental, organizada no âmbito do programa que a autarquia promove para assinalar os 45 anos do 25 de Abril e o 90.º aniversário do nascimento de José Afonso, proporciona ainda uma viagem pela vida do cantautor.

A passagem de José Afonso, nascido a 2 de agosto de 1929 em Aveiro, por Setúbal, Coimbra, Algarve e África é contada pormenorizadamente, em vários textos biográficos.

A exposição “45.90” pode ser visitada gratuitamente na Galeria Municipal do 11 até 25 de maio, de terça a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e ao sábado das 14h00 às 18h00.