Jardineiro Por Um Dia - Azeitão

Mais de uma centena de árvores e arbustos foram plantados por voluntários em espaços devolutos das freguesias do Sado e de Azeitão, em iniciativas realizadas no âmbito da campanha municipal “Seja Jardineiro Por Um Dia!”.


A campanha, que integra a estratégia ambiental dinamizada pelo município no âmbito de Setúbal: Rio Azul, Cidade Verde, contou com o envolvimento da população, que pôs mãos à obra em intervenções de embelezamento no Jardim de Santo Ovídio, na freguesia do Sado, no dia 13 de abril, e numa zona residencial, em Pinhal de Negreiros, Azeitão, a 27.

No total foram plantadas mais de uma centena de árvores e arbustos, a par da colocação dos restantes materiais necessários à construção e manutenção de espaços verdes, com o apoio de técnicos da autarquia e das juntas de freguesia.

A próxima ação da campanha municipal que pretende apoiar e reconhecer o importante papel da comunidade na criação de uma cidade mais verde realiza-se no dia 11, das 09h00 às 12h00, na Avenida Bento Gonçalves, perto do cruzamento com a Avenida Jaime Cortesão, freguesia de São Sebastião.

A campanha “Seja Jardineiro Por Um Dia!”, que, até final de maio, apela os munícipes a pôr as mãos na terra e a ajudar a transformar espaços devolutos da cidade em jardins, continua com inscrições abertas através do telefone 265 548 400 ou do endereço eletrónico setubal.cidadeverde.rioazul@mun-setubal.pt.

No dia 16 de março, mais de quatro dezenas de moradores, incluindo crianças, e funcionários municipais ajudaram a criar espaços verdes num percurso pedonal da Quinta da Amizade, freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.

A campanha também incluiu ações específicas para a comunidade escolar, com as escolas básicas de Vendas de Azeitão, n.º 7 da Fonte do Lavra, dos Arcos, Alto da Guerra e n.º 1 do Faralhão a participarem em intervenções de embelezamento entre os dias 25 de março e 3 de abril.

A iniciativa integra a estratégia ambiental impulsionada pela Câmara Municipal no âmbito de Setúbal: Rio Azul, Cidade Verde, lema no qual se harmoniza a vontade de ter uma baía saudável e sedutora, juntamente com uma malha urbana voltada para o Sado e cujo desenvolvimento seja ambientalmente sustentável.