Festa da Ilustração 2019 - Apresentação

Um recorde de inscrições para a mostra Ilustração Portuguesa, novos núcleos expositivos e uma exposição de Tignous, assassinado no atentado ao Charlie Hebdo, em 2015, são destaques da edição deste ano da Festa da Ilustração de Setúbal.


Os desenhos estão de volta a Setúbal na Festa da Ilustração 2019, certame a realizar em junho e que, nesta edição, com abertura oficial à meia-noite de dia 31 de maio para 1 de junho, destaca os ilustradores portugueses Cristina Sampaio e Manuel Lapa e o francês Tignous.

A ilustradora contemporânea Cristina Sampaio é a artista convidada desta edição com a exposição “Linha Clara” a dividir-se entre a Casa da Cultura e a Casa d’Avenida.

“É uma exposição que revela as diferentes facetas do meu trabalho como ilustradora de imprensa, construído no jornal Público”, sublinhou Cristina Sampaio, a 14 de maio, na apresentação pública da festa, realizada na Casa da Cultura.

A Festa da Ilustração 2019 mantém o lema da edição original – “É Preciso Fazer um Desenho?” –, pois “muitas vezes ainda é necessário fazer mesmo um desenho para explicar a importância da liberdade de expressão”, segundo o vereador da Cultura, Pedro Pina.

O autarca recorda que um dos impulsos para a realização da primeira edição da Festa da Ilustração, em 2015, foi o atentado terrorista ao jornal francês Charlie Hebdo, em janeiro do mesmo ano, que resultou na morte de doze pessoas, entre as quais o ilustrador Tignous.

Cinco anos depois, Tignous está presente na Festa da Ilustração com a exposição “Ilustrar a Liberdade”, dividida entre o Museu do Trabalho Michel Giacometti e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que mostra um conjunto de trabalhos selecionados pela viúva do ilustrador a pedido de Cristina Sampaio.

“Tignous, que era meu amigo, tem um trabalho excecional e com uma força particular. Através dele, homenageamos na Festa da Ilustração a equipa do Charlie Hebdo que foi vítima do atentado terrorista”, revela a ilustradora portuguesa.

Um dos destaques na edição deste ano é o crescimento da exposição “Ilustração Portuguesa”, que, segundo o curador da Festa da Ilustração, João Paulo Cotrim, teve um número recorde de inscrições.

“Além dos ilustradores clássicos, que continuam a trabalhar e têm conseguido de alguma forma renovar-se, também recebemos inscrições de novos ilustradores. A adesão foi incrível e bateu recordes.”

A exposição, uma das referências do certame, mostra o trabalho desenvolvido por ilustradores portugueses que se destacaram em 2018 e 2019, na Biblioteca de Azeitão e num dos novos espaços expositivos do certame, a galeria Lapso, na Rua Arronches Junqueiro.

A renovada Livraria Culsete, outro espaço que se estreia como núcleo expositivo da Festa da Ilustração, acolhe uma nova rubrica, “Desenhos nos Livros”, com trabalhos da jovem ilustradora e designer Mariana Malhão.

Outra novidade na edição 2019 é o prolongamento de algumas exposições, que vão ficar patentes durante o verão.

“É uma forma de capitalizar o investimento, o esforço e o trabalho desenvolvidos nessas exposições, que se mantém abertas num período durante o qual muita gente visita a cidade”, frisa Pedro Pina.

A mostra “Linha Clara”, de Cistina Sampaio, fica patente na Casa da Cultura até ao final de julho, enquanto “Ilustrador Veterano”, de Manuel Lapa, na Galeria Municipal do 11, e “Ver ao Perto”, coletiva, na Casa Bocage, podem ser visitadas até ao final de agosto.

“Ilustrador Veterano” revisita o colonialismo pelo olhar de Manuel Lapa, “um autor politicamente incorreto, que será uma surpresa nesta Festa da Ilustração”.

Quanto à exposição “Ver ao Perto” dá a conhecer o trabalho de ilustradores residentes no concelho de Setúbal.

Pedro Pina destaca, igualmente, a aposta na captação de novos públicos para a ilustração, através de um trabalho desenvolvido com as escolas, que tem como ponto alto a exposição “Coisas com nome no universo de Sophia”, na Casa d’Avenida, com ilustrações de crianças e jovens das escolas do concelho e dos ateliers realizados ao longo do ano naquela galeria.

O trabalho dos alunos das escolas superiores de arte também está em destaque na mostra “TPC”, na Casa do Largo.

Tendo em conta o sucesso na edição 2018, regressa o concerto de ilustradores músicos no dia 1, às 21h30, no exterior da Casa da Cultura, no qual participam João Maio Pinto, Pedro Lourenço e Mário Albuquerque.

“O modelo este ano é ligeiramente diferente. Começa com a atuação da banda Pista à qual depois se juntam os ilustradores, numa sessão divertida e interessante. É uma excelente forma de começar a Festa da Ilustração”, garante João Paulo Cotrim.