Feira Náutica de Setúbal 2019

A primeira edição da Feira Náutica de Setúbal, de promoção de empresas, serviços e operadores nas áreas de náutica de recreio e pesca desportiva, decorre entre os dias 16 e 19 de maio, no Cais 3 do Porto de Setúbal, com diversas atividades.


O evento, que resulta da reconfiguração da antiga Feira de Pesca e Náutica de Setúbal que se realizava no Parque Urbano de Albarquel, abriu ontem ao público numa cerimónia informal que contou com a presença do vereador com o pelouro do Desporto, Pedro Pina.

O autarca fez um périplo pelas mais de duas dezenas de expositores de material náutico presentes e mostrou-se confiante no sucesso do evento.

“Decidimos fazer uma aposta forte na componente náutica, trazendo grandes empresas para apresentar os seus produtos neste espaço extraordinário à beira-rio. Acreditamos que a feira vai ser um grande sucesso com este novo modelo”, sublinhou Pedro Pina.

O certame inclui exposições, atividades náuticas e de montanha, venda de material e workshops, num espaço de negócio e de divulgação de serviços de empresas portuguesas e estrangeiras.

A feira, dedicada a embarcações de recreio, equipamentos náuticos e pesca desportiva, conta com expositores de material náutico diversos, nomeadamente de caça submarina e mergulho, bem como de stand up paddle, entre outros.

Os operadores de turismo náutico e de montanha, assim como os produtores regionais marcam também presença neste evento organizado pela Câmara Municipal, com o apoio da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e os patrocínios das Águas do Sado e da Caetano Drive Setúbal.

Além de mais de duas dezenas de expositores ligados a esses setores, a Feira Náutica de Setúbal, de entrada gratuita, desenvolve concursos de pesca e workshops em diversas áreas.

Batismos de mar e passeios de barco são igualmente proporcionados aos visitantes do evento, que, longo dos quatro dias, garante zona de restauração com oferta diversificada.

A mostra e venda de materiais e equipamentos náuticos, de pesca lúdica e desportiva e atividades náuticas temáticas são outros atrativos do certame.

Na manhã do dia 17 realizaram-se passeios náuticos com alunos da APPACDM de Setúbal, que se repetem amanhã e domingo, entre as 10h30 e as 12h30, promovidos pela Sea Life Lovers, com o objetivo de estimular os participantes, portadores de deficiência, para o meio que os envolve através de registos gráficos e imagem.

Todos os desenhos, fotografias e vídeos produzidos pelos participantes durante os passeios náuticos inclusivos, com partida e chegada na Doca de Recreio das Fontainhas, são reunidos e expostos no stand da Sea Life Lovers.

No dia 17, decorre, igualmente, um workshop dedicado à montagem e construção de canas personalizadas, dinamizado por Nuno Paulino, da empresa Custom Rods by 7even, que se repete também amanhã.

Da programação da 1.ª edição da Feira Náutica de Setúbal destacam-se, no dia 18, às 09h00, o Campeonato Nacional Pescola e o Open Parapesca, com partida na Doca dos Pescadores, junto da embarcação Maravilha do Sado. Os concursos são organizados pela Federação de Pesca Desportiva do Alto-Mar, em colaboração com a Coordenação do Desporto Escolar da Península de Setúbal e a APPACDM de Setúbal, respetivamente.

Mais tarde, das 15h00 às 18h30, decorre um workshop de jigging vertical, num dos recintos instalados no Cais 3, atividade dinamizada pelo Jigging Clube de Portugal e pela Aife-Liferaft – Equipamento e Segurança Náutica.

No último dia do evento, 19, os visitantes podem assistir, a partir das 07h30, na Praia da Saúde, ao Campeonato Nacional e ao Open de Pesca em Kayak, que, em conjunto, se configuram como o maior encontro de pesca nacional da modalidade. O evento, com cerimónia de entrega de prémios ao final da tarde, é organizado pelo Clube de Pesca em Kayak, com o apoio da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto-Mar.

Ainda no dia 19, a Decathlon Setúbal realiza, entre as 11h00 e as 12h00, na área de formação da feira, um workshop sobre manutenção básica de bicicleta, dedicado aos amantes do BTT e do ciclismo, sem necessidade de inscrição prévia.

A pensar nos amantes dos desportos náuticos, o evento reserva ainda um passeio de canoas, stand up paddle e barcos de remos, no percurso entre o Parque Urbano de Albarquel e Alpertuche, dinamizado no âmbito do projeto municipal dos 16.os Jogos do Sado, iniciativa organizada em parceria com o Clube de Canoagem de Setúbal, com o apoio da Federação Portuguesa de Canoagem, da ZARPA Faz-te ao Mar e do Blue Coast Hostel.

A Feira Náutica de Setúbal está aberta nos dias 17 e 18, das 10h00 às 21h00 e, no último dia, 19, das 10h00 às 20h00.