Centenário do Orfanato Municipal de Setúbal

O descerramento de uma placa comemorativa, um espetáculo musical e o lançamento de um livro deram início, nos dias 18 e 19 de maio, ao programa comemorativo do centenário do Orfanato Municipal de Setúbal.


A abertura das comemorações do centenário da instituição que serviu de albergue a mais de trezentos rapazes começou no dia 18 com a inauguração de uma placa comemorativa no Centro de Convívio dos Ex-Alunos do Orfanato Municipal, localizado no número 11 da Rua João Soveral, edifício que acolhe hoje a Casa da Baía.

Após o descerramento da placa pela vereadora Eugénia da Silveira e pelo presidente do centro, António Santos, seguiu-se uma visita guiada ao acervo composto pelas antigas carteiras da instrução primária, livros de estudo, fotografias de alunos, diretores e professores, certidões de aproveitamento escolares e composições e ditados.

A primeira iniciativa das comemorações do centenário do Orfanato Municipal terminou no pátio exterior da Casa da Baía com um apontamento musical pela Sociedade Musical Capricho Setubalense.

O programa prosseguiu a 19 com o lançamento do livro “Fundação do Orfanato Municipal de Setúbal. 1919-2019 – Livro do Centenário”, de António dos Santos, antigo aluno da instituição, que relata a história do Orfanato Municipal de Setúbal.

Além do autor da obra, a sessão, que encheu o auditório da Casa da Baía, contou com a presença do vereador da Educação, Ricardo Oliveira, que sublinhou o importante trabalho realizado pelo Orfanato Municipal.

O programa, organizado pela Câmara Municipal, pelo Centro de Convívio dos Ex-Alunos do Orfanato e pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, continua ao longo do ano com várias iniciativas culturais, como um concerto pela Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Providência, a 29 de junho, às 17h00, no pátio exterior da Casa da Baía.

Em outubro, a 26, entre as 14h00 e as 18h00, igualmente na Casa da Baía, decorre a conferência “O movimento assistencialista em Setúbal nos séculos XX e XXI“, com apresentações de Isabel Melo, Diogo Ferreira, Isabel Alho, Isabel Braz e Fernanda Moreira.

As comemorações culminam a 7 de dezembro, na Galeria Municipal do 11 com a inauguração da exposição “O Orfanato Municipal de Setúbal – Casa dos Quatro Ofícios”, patente até 5 de janeiro.

O Orfanato Municipal de Setúbal abriu portas a 18 de maio de 1919, com lotação máxima para setenta crianças e adolescentes, do sexo masculino, órfãs de pai e mãe, onde permaneciam até atingir a maioridade e aprendiam os ofícios de carpinteiro, encadernador, tipógrafo ou sapateiro.