Taça de Portugal Placard em Râguebi 2018-19 - Conferência de Imprensa

As equipas de râguebi da AEIS Técnico e do CF Belenenses medem forças no dia 26 de maio, a partir das 16h00, no jogo final da Taça de Portugal Placard, que se realiza no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal.


A grande decisão da competição nacional, este ano na 58.ª edição, organizada pela Federação Portuguesa de Rugby, com o apoio local da Câmara Municipal de Setúbal, decorre na cidade pelo quarto ano consecutivo, depois da estreia em 2016, ano em que Setúbal ostentou o título de Cidade Europeia do Desporto.

As duas equipas prometem transformar a final da Taça de Portugal Placard 2018-19 numa grande festa do desporto, sentimento partilhado pelo treinador do CF Belenenses, João Mirra, e pelo jogador da AEIS Técnico, Bernardo Figueira, em conferência de imprensa de antevisão do jogo, realizada a 24 de maio na Casa da Baía.

O Belenenses espera conquistar a Taça de Portugal para terminar a época em festa e esquecer a derrota de dia 18 na final do Campeonato Nacional frente à AEIS Agronomia. No entanto, o treinador João Mirra não encara o jogo de domingo como uma forma de salvar a época desportiva.

“A Taça de Portugal é um troféu grande de mais para ser apenas uma tábua de salvação. Perdemos no domingo (dia 18) e custou muito a digerir, mas isso significa que neste próximo jogo temos de ser melhores.”

Já o Técnico quer terminar em festa uma época em que regressou aos lugares cimeiros do Campeonato Nacional.

“Vão estar em campo duas boas equipas a jogar para ganhar, mas temos muita vontade de conquistar este troféu que nos foge há 25 anos”, assegurou o setubalense Bernardo Figueira, jogador do Técnico, que sente “um grande orgulho” por disputar “em casa” a decisão da competição.

O vereador do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, enalteceu a realização em Setúbal, pelo quarto ano consecutivo, da final da Taça de Portugal Placard em râguebi, modalidade com crescente relevância no âmbito da estratégia desportiva do concelho.

“É uma modalidade que tem vindo a ganhar espaço no quotidiano desportivo da cidade e na qual o município continuará a investir”, sublinhou o autarca, que destacou o trabalho feito no desenvolvimento do râguebi, em particular pela Academia de Rugby Club de Setúbal.

Pedro Pina acredita que a final da Taça de Portugal em râguebi terá um “ambiente de grande festa” e indicou que Setúbal “continuará sempre disposta a receber eventos decisivos como este”.

Os bilhetes para a final da Taça de Portugal Placard em râguebi, a realizar este domingo, às 16h00, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, encontram-se à venda na Divisão de Desporto da autarquia, localizada no Parque Urbano de Albarquel.

Também podem ser adquiridos no dia do jogo no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal.

O Belenenses Rugby 1928 foi o primeiro a garantir o lugar na final, depois de vencer, por 18 a 8, a formação do Agronomia, enquanto o Técnico Rugby triunfou por 31 a 17 na meia-final frente ao CDUL.