Petiscos com Sabor a Mar - Semana do mar e do Pescador 2019

Exposições, conferências, oficinas ambientais, passeios fluviais, formação, espetáculos musicais e mostra de tradições marítimas integram o programa da Semana do Mar e do Pescador 2019, a decorrer até 2 de junho.


Perto de sete dezenas de atividades de promoção da economia do mar integram o maior programa de sempre do evento, na quarta edição, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, pela União das Freguesias de Setúbal e pelas juntas de freguesia de São Sebastião e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.

O programa da Semana do Mar e do Pescador 2019, inserido no projeto Setúbal Terra de Peixe, inclui a Mostra de Tradições Marítimas e a mostra gastronómica Petiscos com Sabor a Mar, que foram inauguradas a 25 de maio, à tarde, com a presença da vereadora das Atividades Económicas, Eugénia da Silveira, e de representantes das entidades parceiras.

A iniciativa incluiu a inauguração da exposição “Pesca com Arte”, de canas de pesca artística produzidas por Nuno Paulino, e uma degustação de ostras do Sado, oferecida pela Exporsado, a principal mecenas do evento que visa a promoção da economia do mar e a valorização das tradições marítimas setubalenses.

No primeiro fim de semana, 25 e 26 de maio, o Parque Urbano de Albarquel esteve sempre cheio de gente que não quis perder a animação musical e os petiscos típicos confecionados por pescadores setubalenses, além de passeios a bordo da embarcação municipal Maravilha do Sado, com a participação de três centenas de pessoas.

A Mostra de Tradições Marítimas, dedicada a exposições de canas artísticas, apetrechos de pesca, trabalhos das ecoescolas, artesanato do mar e artefactos relacionados com os círios marítimos, pode ser visitada até 2 de junho, das 09h00 às 23h00.

A mostra contempla oficinas ambientais e oficinas das tradições marítimas, destinadas aos mais pequenos, a decorrer a bordo da embarcação Maravilha do Sado e no Parque Urbano de Albarquel, entre os dias 27 e 31 de maio, às 10h00 e às 14h00.

Também destinados ao público infantil realizou-se no domingo, dia 26, o atelier “Azular o Fundo do Mar”, que se repete no sábado, às 17h00, no Parque Urbano de Albarquel, com leitura dramatizada e movimento expressivo, dinamizados pela escritora e contadora de histórias Paula Farinhas.

A mostra Petiscos com Sabor a Mar, sobre gastronomia sadina confecionada por pescadores, decorre também no Parque Urbano de Albarquel, até domingo, entre as 11h00 e as 24h00. Animação musical preenche a programação cultural, até 1 de junho, a partir das 20h00.

A Semana do Mar e do Pescador 2019 teve início no dia 23, na Casa da Baía, com a conferência “Produção e Crescimento da Ostra em Setúbal”, dinamizada por Ricardo Salgado, professor da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal.

A 24, foi inaugurada a mostra fotográfica “Gentes do Mar”, com imagens do arquivo Américo Ribeiro, que fica como exposição permanente no Mercado do Rio Azul.

No dia 27, às 20h30, realiza-se um workshop sobre recuperação e salvamento no mar com helicóptero, dinamizado pelo FOR-MAR, no auditório do NNIES – Ninho de Novas Iniciativas Empresariais, no primeiro piso do Mercado do Livramento.

A 28, às 10h00, no mesmo local, a Associação Portuguesa de Aquacultores associa-se à Câmara Municipal de Setúbal para promover uma sessão de esclarecimento sobre “Oportunidades e desafios para o desenvolvimento da produção de ostras no Estuário do Sado”.

No dia 29, com início às 10h30, o Mercado do Livramento acolhe uma aula de culinária ao vivo, com cavala e carapau, numa ação de promoção do pescado nacional, em parceria com a Docapesca.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas através do correio eletrónico gae@mun-setubal.pt ou do telefone 265 545 390.

No dia seguinte, às 15h00, realiza-se uma sessão de esclarecimento sobre a “Evolução tecnológica e o desenvolvimento sustentável da economia do mar”, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS.

A 31, Dia Nacional do Pescador, às 10h30, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, realiza-se a cerimónia de deposição de flores no Memorial aos Pescadores Setubalenses Desaparecidos.

O programa neste dia contempla igualmente, às 10h00, uma visita de alunos de escolas do concelho à lota para assistirem à simulação de um leilão de pescado tradicional e eletrónico, numa colaboração com a Docapesca, e, às 17h00, uma sessão de diagnóstico de necessidades formativas sobre a Economia do Mar, no Parque Urbano de Albarquel, em parceria com o FOR-MAR.

No dia 1, às 12h00, um almoço-comemorativo do Dia do Pescador reúne a comunidade piscatória de Gâmbia em Pontal de Musgos.

No último dia do programa, domingo, 2 de junho, às 10h00, o Parque Urbano da Albarquel é palco de uma corrida de botes a remos, a que se segue, duas horas depois, e a encerrar a Semana do Mar e do Pescador, um almoço-convívio comemorativo do Dia do Pescador com animação musical a cargo do conjunto típico “Os Alcorrazes”.

A Semana do Mar e do Pescador 2019 tem como mecenas a Exporsado – Comércio e Indústria de Produtos do Mar, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Mútua dos Pescadores.

Além da Docapesca, do FOR-MAR, da Associação Família do Mar, da Associação Portuguesa de Aquacultores, da Comunidade Piscatória de Gâmbia e do Instituto Politécnico de Setúbal, o evento conta com as parcerias da Associação Setúbal Pesca, da Associação Azul Bissexto, da SESIBAL, da Eco-Oil e das comissões das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, do Círio de Nossa Senhora da Arrábida e do Círio do Senhor do Bonfim.