Portugal Mobi Summit

O futuro da indústria automóvel e a nova mobilidade inteligente estão em reflexão no dia 18, em Setúbal, em conferência dinamizada no âmbito do Portugal Mobi Summit, a realizar no Fórum Municipal Luísa Todi.


“Automotive Sessions” dá tema à segunda sessão de aquecimento do Portugal Mobi Summit, evento ligado à mobilidade urbana, que, em Setúbal, é organizado pelo Global Media Group e a EDP, em parceria com a Via Verde, a Fidelidade e o CEiiA e o apoio da Volkswagen e da Câmara Municipal de Setúbal.

O encontro, de entrada gratuita, com início às 09h30, conta com uma intervenção do administrador executivo no Global Media Group Afonso Camões, que fala sobre os objetivos do Portugal Mobi Summit 2019, a que se segue uma alocução pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

O encontro no Fórum Municipal Luísa Todi prossegue às 10h00 com a CTO do CEiiA, Helena Silva, a refletir sobre a temática “O carro do futuro: um device de mobilidade sustentável, pensado para novos modelos de negócio que resultam da integração da partilha de posse com o uso”.

A conferência continua às 10h30 com “Descarbonização – os desafios económicos, sociais e tecnológicos da transição energética”, painel de debate com as participações do diretor-geral da Volkswagen Portugal, Licínio Almeida, do diretor de estratégia do CEiiA, Carlos Almeida, e do administrador da EDP Comercial António Coutinho.

O período da manhã conta ainda com “Autónomo, partilhado, conectado. O que iremos conduzir em 2040?”, tema analisado a partir das 12h00 em debate pela CTO do CEiiA, Helena Silva, pelo CEO da Moldt, Nuno Silva, pelo diretor-geral da Kathrein Automotive, Miguel Pinto, e pelo administrador da GEP – Gestão de Peritagens Bruno Militão.

“A Automotive Sessions” retoma da parte da tarde, a partir das 15h30, com o coordenador do Diário de Notícias Insider e jornalista do Dinheiro Vivo João Tomé a entrevistar em palco o diretor do Departamento de Micro e Nanofabricação do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, João Gaspar.

Seguem-se, às 15h50, intervenções pelo CEO do Daimler Trucks & Buses Tech & Data Hub, Chris Lessing, enquanto às 16h10 o chefe da Divisão de Mobilidade e Transportes da Câmara Municipal de Setúbal, José Miguel Madeira, apresenta o Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal.

O encontro conta ainda, às 17h00, com o workshop “Políticas públicas de mobilidade na UE – O motor a combustão morreu?”, com o secretário-geral da Associação Comércio Automóvel de Portugal, Hélder Pedro, o diretor-geral da Leaseplan, António Oliveira Martins, e o docente do Instituto Superior Técnico António Luís Moreira.

A sessão de encerramento da conferência que reflete sobre o futuro da indústria automóvel e a nova mobilidade inteligente, às 18h00, está a cargo do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes.

A conferência “Automotive Sessions” em Setúbal é a segunda de um ciclo de três warm up sessions do Portugal Mobi Summit 2019. Antes, a 4 de junho, Ovar recebeu o encontro “Smart Cities” e, depois do encontro na cidade sadina, realiza-se a 19 de setembro, em Faro, a conferência “Road Safety”.

O Portugal Mobi Summit 2019 culmina em outubro, nos dias 24 e 25, com a Nova School of Business & Economics, em Carcavelos, a receber a grande cimeira, com sessões plenárias, workshops e experiências de novas soluções de mobilidade urbana.