Apresentação da Feira de Sant'Iago e Entronização na Confraria do Peixe - Sunset Flavour Party

Anselmo Ralph, Ana Malhoa, David Fonseca e Gabriel, O Pensador são algumas das propostas musicais da Feira de Sant’Iago 2019, que se realiza entre 20 de julho e 4 de agosto, nas Manteigadas, Setúbal, com o tema “Gastronomia”.


“Queremos valorizar o que temos de melhor para oferecer a quem nos visita”, vincou o vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Manuel Pisco, na apresentação do certame, no dia 27 de junho, final da tarde, num evento intitulado Sunset Flavour Party, realizado no Parque Urbano de Albarquel.

A iniciativa contou com a participação da apresentadora de televisão Maya, que sublinhou o esforço e empenhamento da autarquia setubalense na organização da emblemática Feira de Sant’Iago.

“É de louvar esta produção totalmente interna de um evento que, para mim, é um dos melhores do país.”

A apresentadora de televisão garante que “vale a pena” visitar a Feira de Sant’Iago e destaca o cartaz de espetáculos musicais, “melhor do que em muitos festivais de música que se realizam no país”.

Os concertos são apenas um dos ingredientes em destaque no programa do certame composto por uma “oferta diversificada de atividades para todos os públicos”, sublinha a diretora da Feira de Sant’Iago, Ana José Carvalho.

A área institucional, localizada na entrada principal do recinto, com a exposição da Câmara Municipal de Setúbal alusiva à temática “Gastronomia”, oferece experiências interativas e apresentações diárias de showcookings, acompanhadas de provas de vinhos.

O objetivo desta zona “muito especial”, na qual se encontram, igualmente, as exposições das juntas de freguesia do concelho, é “apresentar a diversidade gastronómica de Setúbal e a multiculturalidade que a caracteriza”, bem como de algumas cidades nacionais e estrangeiras geminadas com o município sadino.

A restauração setubalense marca presença com a dinamização de showcookings, mas também ao apresentar-se nas tasquinhas que compõem o renovado Pátio dos Sabores, antiga Praça do Mundo que alia a gastronomia à celebração da música popular, através de espetáculos diários no Palco Mourisca.

Apesar de contar com mais de quatro séculos de história, a feira continua a renovar-se, a apresentar novidades e a dar resposta a novas realidades.

A área empresarial e institucional é dotada de melhores condições, no âmbito da aposta na “reaproximação do tecido empresarial e institucional da região ao evento”, e utiliza, pela primeira vez na Feira de Sant’Iago, o Pavilhão Municipal das Manteigadas como núcleo expositivo.

A exposição automóvel surge nesta edição com zonas privilegiadas de apresentação, na principal entrada do certame, e, para os amantes da tecnologia, o Espaço E-Tech oferece exposições, demonstrações de robótica e outras novidades tecnológicas, além de zonas para gaming e experimentação de drones.

A planta de localização dos 40 setores de atividade diferentes presentes no evento, surge com um novo ordenamento e mais lugares disponíveis para a comercialização de diversos tipos de artigos, tendo em conta o aumento da procura, motivo que originou, igualmente, o reforço da área de produtos regionais, além do reforço da iluminação pública em vários pontos de todo o recinto do certame.

A Feira de Sant’Iago mantém as preocupações com questões sociais, através da disponibilização do Espaço Solidariedade, destinado à dinamização de campanhas de solidariedade e sensibilização para com entidades sem fins lucrativos.

No que diz respeito ao Ambiente, o certame volta a garantir a atribuição do galardão Eco Evento Amarsul, que envolve a realização de várias atividades e ações de sensibilização ambiental.

A Feira de Sant’Iago 2019 inclui vários divertimentos e atividades, como uma roda gigante, um super slide com 140 metros de comprimento, a Quinta Pedagógica, uma zona de adoção de animais, um picadeiro e uma pista de BMX.

Em destaque está, também, a Feira do Livro, com promoções especiais e apresentações de publicações e sessões de autógrafos com autores, localizada no Espaço dos Sentidos, área de exposição e de atividades culturais, sociais e desportivas.

A mascote da Feira de Sant’Iago reforça a presença nesta edição, “como elemento unificador e que traduz a simbologia da feira para os setubalenses”, sublinha Ana José Carvalho.

O Zé dos Gatos, figura popular de Setúbal, transformado em mascote pelo designer Zé Nova, dá as boas-vindas e tira selfies com os visitantes à entrada do pavilhão empresarial e institucional.

O cartaz musical, tendo em conta que se trata de um dos principais atrativos para os visitantes e é decisivo para o êxito da feira, apresenta um programa forte e eclético.

O Palco Setúbal centra atenções com concertos de artistas de renome nacional e internacional, sempre a partir das 21h30, exceto no dia da inauguração, numa zona do recinto que conta o apoio de bares e tasquinhas gastronómicas.

O espetáculo de abertura, no dia 20, às 22h00, está a cargo da Grande Filarmónica de Setúbal, a que se segue, uma hora depois, a atuação dos DJ’s RFM Rich & Mendes.

A 21, o projeto Um Corpo Estranho abre a noite em que o cabeça de cartaz é Sérgio Godinho.

No dia seguinte, 22, Luiz Caracol atua antes da entrada em palco de Anselmo Ralph, e a 23 a noite é dedicada ao fado, com Deolinda de Jesus e Raquel Tavares.

O cartaz de dia 24 apresenta Ricardo Má Sorte e os Diabo na Cruz, enquanto no dia 25, João da Ilha prepara a entrada do cantor setubalense Toy.

Diana Lima e os Orelha Negra sobem ao Palco Setúbal a 26 e, no dia 27, há humor e boa disposição com stand up comedy de Nilton e música com a atuação de Back To Disco.

No domingo, dia 28, Tio Rex antecipa a entrada de David Fonseca e, no dia seguinte, 29, o DJ Monchique aquece a noite antes da entrada em palco da cabeça de cartaz, Ana Malhoa.

Os ritmos de Holly Hood e de Virgul dão energia à feira no dia 30, enquanto a 31 os setubalenses Loosense sobrem ao palco antes da cantora Bárbara Bandeira.

Na primeira noite de agosto, os Calema atuam na Feira de Sant’Iago, após um espetáculo de dança pelos Beatcrew Show, e, no dia 2, os Redlizzard e os Paus sobem ao Palco Setúbal.

No dia 3 atuam os Ciganos d’Ouro, após a passagem pelo palco de Balsol, e, a 4, o rapper brasileiro Gabriel, O Pensador encerra com chave de ouro a edição deste ano da Feira de Sant’Iago, numa noite em que Xande abre as atuações musicais.

A promoção do certame, realizada através de um conjunto de eventos integrados no programa de lançamento Feira de Sant’Iago 2019 Countdown, é outra aposta da organização para atrair cada vez mais visitantes ao certame.

No dia 28 de junho, o Mercado do Rio Azul acolheu um destes eventos, o Sabores do Rio, que consistiu numa aula de culinária ao vivo dinamizada pelo chef Álvaro Santos, que confecionou e deu a provar poke de cavala, inspirado na gastronomia havaiana, e cavala braseada em cama de beterraba.

A Feira de Sant’Iago 2019 é inaugurada, oficialmente, no dia 20, às 20h30, no Pavilhão da Gastronomia, momento que inclui o apontamento cénico, “É o prato do dia”, pelo Teatro Animação de Setúbal, e uma visita institucional pelo recinto.

O certame, de entrada livre, está aberto ao público de segunda a quinta-feira das 18h00 à 01h00, encerrando à sexta-feira às 02h00. Ao sábado funciona das 16h00 às 02h00 e, ao domingo, encerra à 01h00.

Os visitantes têm disponível várias zonas para parqueamento automóvel, podendo também optar pelo serviço de transportes público especificamente configurado para o certame.

Além do alargamento dos horários das carreiras 604 e 609 da TST durante o período da feira, foram criadas as carreiras 651 e 652 para as deslocações exclusivas entre a cidade e o Parque Sant’iago. Os bilhetes de bordo têm o custo de um euro por viagem.

A carreira 651 liga o evento ao Mercado do Livramento, enquanto a 652 estabelece a ligação do Parque Sant’Iago à zona da Varzinha.

Está disponível um serviço de transporte para pessoas com mobilidade reduzida, que podem obter informações ou realizar marcações de veículo para acesso ao recinto da Feira de Sant’Iago através do número 910 784 090, nos dias úteis, entre as 10h00 e as 19h00.

Confraria Gastronómica

Para sublinhar a relevância da gastronomia para Setúbal, a apresentação da Feira de Sant’Iago 2019 foi palco da cerimónia de entronização do município de Setúbal na Confraria do Peixe – Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo.

O presidente da confraria, António Matos Cristóvão, entregou as insígnias ao vice-presidente da Câmara Municipal, Manuel Pisco, que leu um compromisso de honra, no qual assegura que a autarquia vai continuar a promover a sustentabilidade dos recursos pesqueiros.

“Em Setúbal somos abençoados com algumas maravilhas da natureza, entre as quais o pescado. O reconhecimento da Confraria do Peixe dá-nos mais vontade para reconhecer o pescado de Setúbal como um dos melhores do mundo”, sublinhou o autarca.