Feira de Sant'Iago 2019 | Entrada principal

A Feira de Sant’Iago 2019 arrancou em Setúbal no dia 20, com a temática da “Gastronomia” a inspirar aquela que é a maior festa do sul do país, até 4 de agosto, com showcookings e provas de vinho, música, divertimentos e animação.


No primeiro fim de semana do certame, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, passaram pela Feira de Sant’Iago mais de 46 mil visitantes, que se deixaram surpreender pelas várias valências disponíveis no espaço.

“A Feira de Sant’Iago é uma parte fundamental da cidade que todos queremos ver edificada. Esta festa sadina é, e continuará a ser sempre, um dos mais destacados elementos da nossa identidade”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no discurso de inauguração do espaço.

O certame, que se assume como um dos importantes e maiores do sul do país, conta com mais de quatro séculos de existência, longevidade que a autarca explicou com o facto de ser “uma festa verdadeiramente popular, do povo e para o povo, e onde todos cabem e se sentem bem”.

Na Entrada 1, a principal do recinto, o espaço expositivo criado pela Câmara Municipal surpreende os visitantes pela conceção inovadora e arrojada através da qual dá a conhecer a riqueza gastronómica da região e a evolução desta ao longo dos tempos.

A gastronomia sadina, como elemento cultural e símbolo de identidade do património local de Setúbal, tem lugar de destaque neste pavilhão. Com recurso a vários elementos representativos, como painéis informativos, fotografias, multimédia e até um jogo quizz infantil, os visitantes são conduzidos numa viagem pela história da evolução gastronómica de Setúbal, desde a ocupação fenícia até à atualidade.

Os produtos com origem no rio Sado, como a ostra, e o pescado da costa setubalense, como a sardinha, a cavala e o salmonete, a tradição do choco frito, a doçaria regional, a laranja, o morango, a indústria conserveira, o sal, o mel e o pão são alguns dos ingredientes que compõem a história da mesa sadina, na qual não se esquece os vinhos e o moscatel, demonstrando, nesta exposição, que Setúbal é um mundo de sabores.

A área institucional da Feira de Sant’Iago inclui, ainda, outras exposições da Câmara Municipal, nomeadamente de balanço de mandato, de divulgação das marcas gastronómica “Setúbal Terra de Peixe” e turística “Setúbal é um Mundo” e uma outra de divulgação do projeto municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade”.

A zona institucional do município, partilhada com as cinco juntas de freguesia do concelho, inclui, diariamente, apresentações de showcooking, desenvolvidas por chefes de cozinha de renome internacional, caso de Chakall, que marcou presença no certame ontem à noite.

O espaço do município de Setúbal é também ponto de referência na divulgação dos produtores vinícolas regionais, que, em colaboração com ao Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, acolhe provas de vinho ao longo do certame.

Uma das novidades deste ano da Feira de Sant’Iago é a inclusão do Pavilhão Desportivo das Manteigadas na área útil do recinto, valência, que, frisou Maria das Dores Meira, permite “novas e melhoradas condições para acolher o tecido empresarial e institucional da região”.

Além de stands de empresas e entidades com atividade na região, o pavilhão recebe o espaço E-Tech, dedicado ao universo tecnológico, com exposições, demonstrações e zonas de gaming.

Até 4 de agosto, sublinhou a presidente da Câmara Municipal, o certame “será sempre aquele espaço de encontro e de convívio”, com vários divertimentos e atividades, como uma roda gigante, um super slide com 140 metros de comprimento, uma quinta pedagógica, uma zona de adoção de animais, um picadeiro, uma pista de BMX, várias dezenas de feirantes e tendas de artesanato.

“Aqui estamos para reafirmar o nosso compromisso na construção de uma cidade e de um concelho que respeita a sua identidade, com base na análise séria e informada do que entendemos ser as necessidades de Setúbal”, reforçou Maria das Dores Meira.  

A abertura oficial da Feira de Sant’Iago 2019, além da tradicional visita do Executivo pelo recinto, incluiu um momento de animação, protagonizado pelo TAS – Teatro Animação de Setúbal, intitulado “É o prato do dia”, servido pelos atores Célia David, Sónia Martins, Susana Brito, Duarte Victor e Miguel Assis, acompanhados à guitarra por Albano Almeida.

O cartaz cultural, em particular o musical, continua a ser um dos grandes atrativos da feira que, no programa de inauguração recebeu, no Palco Setúbal, a Grande Filarmónica de Setúbal, a que se seguiu a atuação dos DJ RFM – Rich & Mendes e, no Palco Mourisca, do grupo Xaral´s Dixie.

No dia 21 atuou o projeto Um Corpo Estranho, que abriu o Palco Mundo numa noite em que Sérgio Godinho, cabeça de cartaz, viajou pelas principais musicas do seu reportório.

Anselmo Ralph, Gabriel o Pensador, David Fonseca, Ana Malhoa, Bárbara Bandeira, Virgul, Nilton, Orelha Negra são apenas alguns dos nomes que ainda vão passar pelo palco principal do certame até 4 de agosto.

O evento, de entrada livre, está aberto ao público de segunda a quinta-feira, das 18h00 à 01h00, na sexta-feira até às 02h00, ao sábado das 16h00 às 02h00, encerrando à 01h00 ao domingo.

Toda a programação da Feira de Sant’Iago 2019 está disponível em www.feiradesantiago.pt e nas páginas oficiais do certame no Facebook e Instagram, pesquisáveis através do termo @feiradesantiagooficial.