Dia do Exército 2019 - conferência de imprensa

Setúbal serve de quartel-general às comemorações do Dia do Exército 2019, entre os dias 19 e 27, com um programa de atividades culturais e desportivas, exposições e cerimónias militares que aproximam a população deste ramo das Forças Armadas.


O evento, organizado pelo Exército português e pela Câmara Municipal de Setúbal, dinamiza, ao longo de nove dias, um conjunto de iniciativas centradas no Largo José Afonso, na Avenida Luísa Todi e no Parque Sant’Iago, de participação gratuita, para a população em geral e também para as escolas.

“Esta é uma invasão [a Setúbal] consentida e muito agradecida”, afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Manuel Pisco, no dia 10, em conferência de imprensa realizada na Casa da Cultura, para apresentação do programa comemorativo do Dia do Exército 2019, celebrado a 24 de outubro.

Mais do que uma demonstração de capacidades militares e bélicas, a iniciativa “reforça a identidade nacional” junto da população, uma vez que “partilha as funções do Exército no apoio ao quotidiano das populações e também em missões de representação da pátria portuguesa”, exaltou o autarca.

A importância de aproximar a atividade militar dos cidadãos foi partilhada pelo chefe de gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, o major-general Figueiredo Feliciano. “Celebrar o Dia do Exército só tem significado se for com as pessoas, em festa, dentro de uma lógica desta instituição militar.”

Um bootcamp, nos dias 19 e 20, no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, que recebe igualmente uma ação de team building, dá início ao programa. “O bootcamp é destinado a jovens dos 14 aos 16 anos e proporciona a cerca de 250 participantes uma nova experiência em ambiente militar”, explicou o major-general Figueiredo Feliciano.

Aquele responsável militar sublinhou que o grande objetivo do Dia do Exército “é interagir com a sociedade”, apesar de este ano estar “mais virado para a juventude”, com o intuito de “despertar os jovens para esta realidade”, até porque, acrescentou, as “pessoas só aderem aos projetos se os conhecerem”.

No dia 19, às 17h00, na Praça Almirante Reis, realiza-se uma homenagem aos antigos combatentes, a que se segue, às 18h00, no auditório do Instituto Politécnico de Setúbal, a conferência “Portugalidade”, um tema que, de acordo com o vice-presidente da autarquia, Manuel Pisco, “é de particular interesse e importância”.

Um dos atrativos das comemorações do Dia do Exército é a realização, no dia 20, às 16h00, no Largo José Afonso, de um espetáculo equestre.

Entre os dias 23 e 27, sempre entre as 10h00 e as 22h00, o Largo José Afonso e a zona poente da Avenida Luísa Todi recebem demonstrações e exposições das múltiplas capacidades e valências militares do Exército português, com mais de duas dezenas de áreas de interesse.

O Dia do Exército 2019, que envolve perto de dois milhares de militares nas várias ações a realizar ao longo de nove dias na cidade, proporciona ainda, gratuitamente, no recinto instalado na Avenida Luísa Todi, de 23 a 27, entre as 09h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 18h00, atos médicos e veterinários.

No dia 23, às 15h00, no antigo Quartel de Infantaria 11, atual Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, decorre o descerramento de uma lápide evocativa dos militares do Regimento de Infantaria 11 mortos na Grande Guerra, um “ato simbólico e de particular relevância para Setúbal”, sublinhou Manuel Pisco.

Ainda a 23, às 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, é apresentado o livro “Santo António e o Exército”, de Moutinho Borges. Mais tarde, às 22h00, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe um concerto da Banda Sinfónica do Exército, composta por oitenta elementos, com direção de Alexandre Coelho.

Um dos pontos altos das comemorações do Dia do Exército 2019 é uma celebração eucarística na Igreja de São Julião, às 10h30, com transmissão em direto na RTP1, a que se segue o evento principal, uma cerimónia militar, às 12h00, no Largo José Afonso, com a participação de cerca de três centenas de militares.

As comemorações integram ainda, a 24, Dia do Exército, uma evocação e homenagem a D. Afonso Henriques, a realizar pelas 11h00, na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra.