Um espetáculo equestre no Largo José Afonso, uma homenagem aos antigos combatentes e um bootcamp para estudantes, em ambiente militar, marcaram o primeiro fim de semana das comemorações do Dia do Exército 2019, a decorrer em Setúbal até 27 de outubro.


O Largo José Afonso transformou-se em picadeiro, dia 19, para um espetáculo de arte equestre, que marcou o ponto alto do início das comemorações do Dia do Exército 2019.

Ao final da tarde, oito cavaleiros do Exército Português montados em cavalos de pelagem ruça, provenientes da Companhia das Lezírias, ao abrigo de um protocolo com o Exército, desenvolveram a arte equestre num espetáculo desenvolvido pela reprise da Escola de Mafra, a mais antiga escola nacional, e pela Academia Equestre A Ninfa.

Setúbal serve de quartel-general às comemorações anuais do Exército Português, com um programa de atividades culturais e desportivas, exposições e cerimónias militar, a desenvolver até dia 27, e que aproximam a população deste ramo das Forças Armadas.

O arranque das cerimónias foi marcado por uma homenagem aos antigos combatentes, presidida pelo chefe do Estado-Maior do Exército, general José Nunes da Fonseca, com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Manuel Pisco, e do presidente da Liga dos Combatentes, tenente-general Joaquim Chito Rodrigues.

Na evocação aos militares portugueses falecidos em combate foram depositadas coroas de flores junto do monumento aos mortos da Grande Guerra, sito na Praça Almirante Reis, com uma parada militar e uma prece pelo capelão do Exército, major Diamantino Teixeira.

Aqueles que sacrificaram a vida em prol da pátria portuguesa foram lembrados numa cerimónia marcada pelo toque de “silêncio”, seguido de outro de “Homenagem aos Mortos em Combate” e, no final, de “Alvorada”, pela Fanfarra do Exército.

A luta dos portugueses pela liberdade, a independência e a soberania e os militares que marcaram o passado de Setúbal estiveram ainda em destaque no sábado, no auditório do Instituto Politécnico de Setúbal, na conferência “A Portugalidade”.

A iniciativa do programa das comemorações do Dia do Exército 2019 contou com intervenções do coronel comando Américo Henriques, estudioso na área da História Militar, e de Diogo Ferreira, investigador setubalense do Instituto de História Contemporânea.

A conferência, moderada pelo diretor de História e Cultura Militar, major-general Aníbal Flambó, contou com a presença do general José Nunes da Fonseca e do vice-presidente do município, Manuel Pisco.

Outro dos momentos do fim de semana foi a realização de um bootcamp no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, onde o Exército proporcionou a mais de meia centena de jovens, com idades entre os 15 e os 18 anos, experiências em ambiente militar, com a realização de provas de desempenho, com objetivo do desenvolvimento de capacidades de liderança.

Tiro de espingarda de pressão de ar, transporte de feridos, lançamento de granadas, pista de cordas, percurso armadilhado, pontaria desfocada e tangram foram algumas das atividades realizadas, em ambiente ficcionado, ao longo de um percurso de orientação no Parque Sant’Iago, e que pressupôs a ocorrência de um terramoto de 7,5 na escala de Ritcher.

O Dia do Exército 2019, organizado em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, dinamiza, ao longo de nove dias, um conjunto de iniciativas centradas no Largo José Afonso, na Avenida Luísa Todi e no Parque Sant’Iago, de participação gratuita, para a população em geral e também para as escolas.

Até dia 27, sempre entre as 10h00 e as 22h00, o Largo José Afonso e a zona poente da Avenida Luísa Todi recebem demonstrações e exposições das múltiplas capacidades e valências militares do Exército português, com mais de duas dezenas de áreas de interesse.

O Dia do Exército 2019, que envolve perto de dois milhares de militares nas várias ações, proporciona ainda, gratuitamente, no recinto instalado na Avenida Luísa Todi, de 23 a 27, entre as 09h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 18h00, atos médicos e veterinários.

Dia 23, às 15h00, no antigo Quartel de Infantaria 11, atual Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, decorre o descerramento de uma lápide evocativa dos militares do Regimento de Infantaria 11 mortos na Grande Guerra.

Uma hora depois, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, é apresentado o livro “Santo António e o Exército”, de Moutinho Borges. Mais tarde, às 22h00, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe um concerto da Banda Sinfónica do Exército, composta por oitenta elementos, com direção de Alexandre Coelho.

Dias 26 e 27, manobras com a movimentação de veículos de grande envergadura, incluindo alguns com lagartas, e de tropas, com disparos, salvas e granadas de fumo, decorrem às 09h00, às 12h00 e às 16h00, numa ação de treino para a cerimónia militar, o ponto alto das comemorações, que se realiza a 27, às 12h00, no Largo José Afonso, com a participação de cerca de três centenas de militares.

A ocorrência de disparos e de fumo no Largo José Afonso é realizada em situação controlada que decorre no âmbito das manobras militares.

Outro dos pontos altos das comemorações do Dia do Exército 2019 em Setúbal é uma celebração eucarística na Igreja de São Julião, dia 27, às 10h30, com transmissão em direto na RTP1.