Residência Artística 'Asas d'Areia'

A primeira residência artística da companhia sineense Teatro do Mar realiza-se em Setúbal, entre os dias 19 e 25, com vista à produção do próximo espetáculo, “Asas d’Areia”.


O desenvolvimento da próxima criação do Teatro do Mar, que estará em cena na abertura oficial da segunda edição da MAPS – Mostra de Artes Performativas em Setúbal, a 2 de julho, decorre nos antigos Armazéns Papéis do Sado, com visitas abertas a grupos escolares.

Os alunos são convidados a assistir a ensaios abertos, entre os dias 19 e 25, mediante marcação, com o objetivo e refletir sobre o tema da criação.

“Asas d’Areia” é um espetáculo/instalação que funde o vídeo documental e o conceptual com o circo contemporâneo, nomeadamente a arte do equilíbrio, no arame e na corda bamba, a dança e as formas animadas.

A nova produção da companhia sineense, com estreia marcada para fevereiro, debruça-se sobre a temática dos povos migratórios e mais especificamente sobre os campos de refugiados na Europa, com enfoque nas crianças refugiadas, questionando as suas atuais condições de vida e expectativas de futuro.

O objetivo é confrontar o espetador com esta realidade concreta, através da reprodução de um vídeo com imagens e testemunhos reais.

O projeto artístico vive da fusão entre o trabalho documental realizado pela videasta Isabel Teixeira, nos diversos campos de refugiados gregos, e a edição e montagem artística da instalação/vídeo estão a cargo de Diogo Vilhena.

O espetáculo “Asas d’Areia”, uma coprodução do Teatro do Mar e da Câmara Municipal de Setúbal, é dirigido por Julieta Aurora Santos e conta com interpretações de Douglas Melo e Kátia Rocha.