Gala do Desporto de Setúbal 2019

O atleta Armando Aldegalega e o centenário Clube Naval Setubalense são agraciados, respetivamente, com os prémios “Carreira” e “Especial” na IV Gala do Desporto de Setúbal, a realizar no dia 25, à noite, no Fórum Municipal Luísa Todi.


A cerimónia organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, com início às 21h00, premeia atletas, dirigentes, associações e outras individualidades que mais se destacaram nas variadas áreas de atuação desportiva ao longo da época 2018/2019. Os nomeados para os prémios já são conhecidos.

Na categoria de “Equipa do Ano” fazem parte as equipas de BMX do Núcleo de Bicross de Setúbal, de Ginástica de Trampolins Seniores Femininas do Vitória Futebol Clube e de Iniciadas Femininas de Tumbling do Clube Naval Setubalense.

Para o galardão de “Treinador do Ano” estão nomeados os técnicos de futebol Bruno Lage, do Sport Lisboa e Benfica, e João de Deus, do Clube de Regatas do Flamengo, assim como o selecionador nacional de futebol de praia Mário Narciso.

Já o “Melhor Evento Desportivo” é escolhido entre a Alegro Meia Maratona de Setúbal, o Arrábida Swim Challenge e o Setúbal Triathlon.

Na categoria de “Atleta Esperança” estão nomeadas, nas mulheres, a futebolista Carolina Santana, do Sport Lisboa e Benfica, a praticante de atletismo Inês Borba, do Vitória Futebol Clube, e a ginasta Sofia Gil, igualmente do Vitória Futebol Clube.

Entre os homens para “Atleta Esperança” constam os ginastas Gonçalo Moreira, da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense, e Rui Domingos, do Vitória Futebol Clube, assim como o canoísta Pedro Casinha, do Clube de Canoagem da Amora.

Para a classe de “Desporto Adaptado” estão indicados, no setor feminino, a basquetebolista Beatriz Bastos, da APPACDM de Setúbal, e a remadora Sandra Pinto, do Clube Naval Setubalense,

Em masculinos, a escolha de “Desporto Adaptado” é feita entre o atleta de equitação Álvaro Pereira, da APPACDM de Setúbal, o andebolista Euclides Soares, do Clube Naval Setubalense, e o jogador de ténis de mesa José Vitorino Pinto, do Vitória Futebol Clube.

A ciclista Liliana de Jesus, do Centro Ciclista Azeitonense, a praticante de atletismo Margarida Silva, do Vitória Futebol Clube, e a kickboxer Maria Mariani, da Henrique Diogo Team, concorrem para o prémio de “Atleta Feminina do Ano”.

Já os remadores Afonso Costa e Dinis Costa, assim como o ginasta João Bola, todos do Clube Naval Setubalense, estão na corrida para “Atleta Masculino do Ano”.

O prémio de “Melhor Dirigente do Ano” é disputado entre António Carvalho, do Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, João Terlim, da Academia de Rugby Clube de Setúbal, e Magda Oliveira, do Grupo Musical e Desportivo União e Progresso.

No que respeita ao galardão de “Associação/Clube Desportivo do Ano”, fazem parte do leque de selecionados o Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, o Clube de Ténis de Setúbal e o Grupo Musical e Desportivo União e Progresso.

Já o prémio de “Mérito Académico” é, nesta edição, atribuído a João Jesus, aluno finalista com melhor média da Licenciatura de Desporto da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal.

Novidade na IV Gala do Desporto de Setúbal é a distinção de “Melhor Árbitro do Ano”, disputada pelos juízes de futebol André Narciso e Dinis Gorjão, assim como o árbitro de andebol Fábio Antunes.

Além dos prémios de mérito desportivo, o evento homenageia, pela primeira vez, todos os que na última época se sagraram campeões nacionais, com o objetivo de valorizar o esforço e a dedicação daqueles que levam o nome de Setúbal cada vez mais alto em diversas competições.