Mário Laginha Trio

Um concerto com Mário Laginha Trio abriu, a 17, no Fórum Municipal Luísa Todi, a nona edição do Círculo de Jazz Fest, evento com perto de uma dezena de espetáculos, a decorrer até dia 25.


No concerto de abertura do evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, Mário Laginha, Bernardo Moreira e Alexandre Frazão proporcionaram ao público uma viagem jazzística pautada por ritmos mais tradicionais, mas também na esfera do mainstream e da world music.

A primeira noite do festival que leva o jazz a vários espaços e equipamentos culturais da cidade culminou com um after hours na Sociedade Musical Capricho Setubalense, com um concerto pelo quarteto composto por Hernâni Faustino, Rodrigo Amado, Ricardo Toscano e João Lencastre.

No dia 18, o Círculo de Jazz Fest reservou dois concertos no Luísa Todi, o primeiro com o projeto The Rite of Trio, resultado de uma colaboração especial entre André Silva, Filipe Louro e Pedro Melo Alves, a que se seguiu a atuação de André Rosinha Trio, com João Silva, André Rosinha e Bruno Pedroso a percorrerem novos caminhos do jazz.

A 19, igualmente no Fórum Municipal Luísa Todi, a Big Band Júnior proporcionou uma viagem pela música de Bernando Sassetti e pelos clássicos de big band, em espetáculo com jovens músicos, o maestro e a pianista e compositora Inês Laginha a desvendarem a construção de um concerto e as dinâmicas de uma orquestra.

A 9.ª edição do Círculo de Jazz Fest continua a 24, às 21h30, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com um concerto que junta Mário Delgado, na guitarra, e Carlos Barretto, no contrabaixo, dois músicos com um percurso marcante no jazz português.

Segue-se, no mesmo local, a partir das 23h00, a atuação do quarteto de Desidério Lázaro, músico que traz a Setúbal o mais recente álbum “Homegrown”, em concerto acompanhado de Ricardo Pinheiro, na guitarra, Cícero Lee, no baixo, e Diogo Alexandre, na bateria.

As entradas para a noite com dose dupla de jazz custam 10 euros.

O Círculo de Jazz Fest culmina, a 25, às 21h30, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com a atuação, pela primeira vez em Setúbal, do projeto Carlos Bica & Azul, no qual o compositor e baixista português atua com o alemão Frank Möbus, na guitarra, e com o norte-americano Jim Black, na bateria. Os bilhetes custam 10 euros.