Programa Sustentar - open call

O projeto municipal “Setúbal Conserva”, de valorização da identidade e memória dos bairros dos Pescadores e Grito do Povo, é uma das ações disponíveis a bolsas de criação artística do programa Sustentar, com candidaturas abertas até 23 de fevereiro.


O Sustentar é organizado pela Ci.CLO, estrutura independente de pesquisa e criação na área da fotografia e de interação com outras disciplinas artísticas, ambientais e sociais, em parceria com a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva e as câmaras municipais de Évora, Figueira da Foz, Loulé, Mértola e Setúbal.

Este programa, direcionado a artistas nacionais e estrangeiros residentes em Portugal que usem fotografia e vídeo como meio de expressão, disponibiliza seis bolsas destinadas à produção de criações artísticas sobre ações implementadas ou em desenvolvimento em território nacional como resposta a desafios ecológicos e sociais.

No caso do município sadino, a ação em foco no programa Sustentar é o “Setúbal Conserva”, cuja estratégia, em execução, passa pela minimização de vulnerabilidades sociais e pela preservação da identidade e da memória da comunidade residente nos bairros dos Pescadores e Grito do Povo.

Estes bairros, construídos entre os anos 60 e 70, nos quais residem mais de milhar e meio de pessoas, a grande maioria de famílias com ligação às atividades da pesca e da indústria conserveira, foram recentemente intervencionados no âmbito de uma operação urbanística que devolveu o usufruto do espaço público.

As candidaturas às bolsas de criação artística estão abertas até 23 de fevereiro. Todas as informações sobre o programa e as ações disponíveis a intervenção, bem como o regulamento do concurso, podem ser encontradas na página oficial do programa Sustentar.

As bolsas incluem um apoio financeiro de oitocentos euros e um adicional de cem euros para ajudas de custo, assim como a oportunidade de participação em duas residências de criação, em dois workshops e numa exposição. As propostas selecionadas pelo júri são conhecidas a 9 de março.