O Corcunda de Notre Dame - II Bambolinices

O festival de teatro e artes performativas Bambolinices, a decorrer em Setúbal até dia 23, arrancou no dia 15 com o musical “O Corcunda de Notre Dame”, no Fórum Municipal Luísa Todi.


O certame, que acolhe espetáculos de várias companhias portuguesas e estrangeiras, abriu com uma produção da GATEM – Espelho Mágico, cooperativa que organiza o evento, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

A apresentação do clássico literário de Victor Hugo “O Corcunda de Notre Dame”, na tarde de dia 15, no Fórum Luísa Todi, resulta de uma adaptação e encenação de Miguel Assis, num elenco que, além do próprio encenador, inclui Cláudio Pinela, Céu Campos, João Canhoto, Luís Filipe Estrela, Jéssica Ricardo, Tiago Muleta, Diogo Leiria, David Pereira e Raquel Luz.

Um dos momentos mais marcantes dos dois primeiros dias do Bambolinices, destacou a diretora da GATEM, Céu Campos, foi a homenagem póstuma ao ator e encenador Carlos César, um dos fundadores do Teatro Animação de Setúbal e figura de relevo na descentralização cultural no país.

“Um momento muito bonito”, sublinhou Céu Campos sobre o tributo ao ator falecido em 2001 e que contou com a representação de Célia David, Duarte Victor, Miguel Assis e Sónia Martins, atores do Teatro Animação de Setúbal.

Na noite de dia 15, no salão da Associação de Socorros Mútuos Setubalense, o Teatro Zero, companhia de Vila Franca de Xira, apresentou “Recoletor de Histórias”, tertúlia poética e musical de um contador de histórias recolhidas pelos locais por onde passou.

Esta é a segunda edição do Bambolinices, a decorrer até dia 23 com um programa que envolve duas dezenas de espetáculos e workshops.

O festival tem como principal foco a promoção do teatro e das artes performativas, assim como a formação de novos públicos, o intercâmbio cultural e o contacto com as expressões artísticas de outros países.

Dos primeiros dois dias de certame, destaque, ainda, para “Comédia Muda”, espetáculo da Mala d’Arte, associação teatral de Braga, que, no dia 16, no coreto da Avenida Luísa Todi, recuperou o humor de grandes nomes da comédia do cinema mudo, casos de Charles Chaplin e Buster Keaton.

Da programação de dia 16 à tarde, sobressai, igualmente, a apresentação, no Fórum Municipal Luísa Todi, de “A Cigarra e a Formiga”, pela companhia lisboeta ProtagonizaMagia, uma adaptação da fábula infantil, em que quatro atores se desdobram em dez personagens distintas.

O Bambolinices reservou, também para 16, mas à noite, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, a encenação “BrinCadeiras”, do Grupo de Teatro do Banco de Portugal, de Lisboa, espetáculo inspirado em pessoas e nas suas cadeiras, vencedor de sete categorias do Concurso Nacional de Teatro, em 2018.

O programa completo do festival pode ser consultado aqui.

Reservas e informações adicionais relacionadas com o festival Bambolinices – Bienal de Teatro a Artes Performativas para Toda a Família devem ser feitas pelo endereço de correio eletrónico ou dos telefones 965 051 347 e 265 719 598.