Meia Maratona Fotográfica de Setúbal

Uma maratona fotográfica de dez horas, no dia 22 de março, e com inscrições abertas até dia 15, desafia fotógrafos profissionais e amadores a registarem imagens que representem o espírito do tempo.


Iniciativa da Câmara Municipal com o propósito de estimular o gosto e interesse pela fotografia, despertando a atenção dos participantes para os recursos naturais, arquitetónicos e humanos do concelho, a 16.ª Meia Maratona Fotográfica dirige-se a profissionais ou amadores, de todas as idades e de qualquer ponto do país.

Com o tema “O Espírito do Tempo” pretende-se que os participantes se sintam inspirados por sentimentos de nostalgia, reflitam sobre o choque de gerações e de culturas e procurem captar a mudança inevitável do avanço do tempo.

As inscrições para o concurso fotografia, inserido no m@rço.28, programa municipal que assinala localmente o Mês da Juventude, têm um custo de cinco euros e podem ser feitas até dia 15, sendo necessário o preenchimento de um formulário online.

Cada participante só pode inscrever-se num dos suportes indicados, analógico ou digital, e tem que, obrigatoriamente, efetuar um registo para cada um dos quatro subtemas da competição, revelados apenas no dia da odisseia fotográfica, a 22 de março.

A Casa do Largo – Pousada da Juventude, no Largo José Afonso, é o ponto de partida da maratona, a realizar entre as 10h00 e as 20h00, e que, depois da passagem por dois postos de controlo, no Moinho de Maré da Mourisca e auditório da Pousada da Juventude, termina com um momento de confraternização.

A 16.ª Meia Maratona Fotográfica atribui prémios, patrocinados pela União das Freguesias de Setúbal e Junta de Freguesia do Sado, para os três melhores fotógrafos. 250 euros, 100 euros e uma máquina instantânea Fujifilm Instax Mini, respetivamente.

Já as vinte melhores películas selecionadas, após a decisão do júri, composto por um representante da Divisão da Juventude do município e dois fotógrafos profissionais, serão integradas numa exposição coletiva, a inaugurar em maio.

 

O regulamento completo e mais informações podem ser consultados aqui.