Seminário de Fitness de Setúbal - Supera

Os desafios da tecnologia e a importância da prática de exercício físico foram o mote para um seminário realizado a 28 de fevereiro no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com a participação de profissionais da área do desporto.


 

O Seminário de Fitness de Setúbal, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a Supera Setúbal e a Life Fitness, insere-se na “política de formação e informação contínua na área do desporto que o município tem vindo a desenvolver nos últimos anos e que tem apresentado reflexos positivos na qualidade de vida da população local”, sublinhou o vereador do Desporto, Pedro Pina.

No entender do autarca, a discussão em torno das atividades propostas pelos ginásios e pelos health clubs “torna-se ainda mais premente e importante” em Setúbal, numa altura em que faltam apenas dois meses para a abertura do novo Complexo Desportivo Municipal da Supera Setúbal, na Praça de Portugal.

É neste contexto que se enquadra a presença no seminário de Leon Rudge, consultor internacional de fitness e principal impulsionador da revolução digital na empresa Life Fitness, que abordou as ameaças e as oportunidades da evolução tecnológica para o setor do fitness.

“O que fariam de uma das grandes companhias mundiais ligadas à tecnologia abrisse um negócio na área do fitness junto do vosso?”, começou por questionar Leon Rudge.

O especialista apontou como exemplo a Apple que, nos últimos anos, criou aplicações para telemóvel e instrumentos, como o Apple Watch, que ajudam a melhorar a experiência do exercício físico.

“Se não aprendermos a lidar com isto, estas empresas vão ser donas da nossa experiência. O ideal não é combatê-los, mas prepararmo-nos para nos juntarmos a eles.”

Apesar de acreditar que “os instrutores de fitness não vão ser substituídos pelas aplicações”, Leon Rudge aconselha os ginásios e os health clubs a “abraçar a tecnologia digital e integrá-la na estratégia da empresa” para aproveitar ao máximo as capacidades dos equipamentos de exercício físico.

A importância da prática desportiva para a saúde e o bem-estar da população foi sublinhada pelo presidente da Portugal Ativo, antiga Associação de Ginásios de Portugal, José Carlos Reis, que abordou o tema “O Caminho do Fitness até 2021”.

Uma das principais metas da associação é conseguir, até ao final de 2021, que “pelo menos 10 por cento da população portuguesa pratique algum tipo de atividade física nos clubes de fitness e saúde”.

Segundo um estudo realizado pela Universidade Autónoma de Lisboa, a taxa de praticantes nos clubes de fitness e saúde passou de 5,3 por cento, em 2017, para 5,9, em 2018, e 6,9, em 2019, o que corresponde a cerca de 688 mil praticantes.

Apesar da tendência de crescimento, José Carlos Reis considera que “estes números são preocupantes, tendo em conta, por exemplo, a média europeia, que se situa nos 10 por cento”.

Para promover a prática da atividade física nos clubes de fitness e saúde, a Portugal Ativo aposta na realização de diversos eventos e campanhas, bem como na defesa de alterações legislativas que proporcionem benefícios fiscais em sede de IRS, para os praticantes, e de IRC, para os clubes.

Uma das principais empresas a atuar atualmente em Portugal, a Supera, prepara-se para abrir em Setúbal, daqui a cerca de dois meses, um complexo desportivo que vai revolucionar a oferta ao nível dos serviços de fitness no concelho.

A diretora da Supera Portugal, Sónia Eady Valdoseras, partilhou informações sobre o modelo concecional no qual se baseia a gestão do novo equipamento desportivo sadino, bem como de todos os centros do grupo empresarial na Península Ibérica.

“A construção e gestão dos complexos desportivos da Supera começam com o lançamento de um concurso público por parte das câmaras municipais, após identificarem as principais necessidades do território em termos de oferta desportiva. Depois da obra concluída, temos uma licença de utilização de um prazo de concessão de 40 a 50 anos.”

Sónia Valdoseras destaca que um dos grandes objetivos da Supera, atualmente num processo de expansão importante em Portugal, é “facilitar o acesso a todos os cidadãos, sobretudo às famílias, com preços acessíveis e serviços de alta qualidade”.

A Supera tem 30 grandes centros desportivos na Península Ibérica e 16 Clubes 24 Horas em Espanha, num total de mais de 300 mil clientes e 13 milhões de acesso por ano.

As instalações variam em função dos terrenos onde são construídas e das necessidades municipais, mas, de um modo geral, são concebidas com piscinas climatizadas para toda a famílias, equipamentos sustentáveis e energeticamente eficientes, zonas de água quente e relaxamento, salas para aulas de grupo, salas de fitness com mais de mil metros quadrados, zonas infantis e pistas de padel.

No caso concreto do Supera Setúbal, é um espaço com mais de nove mil metros quadrados dedicados ao desporto e ao lazer, com quatro zonas de piscinas, duas climatizadas interiores e duas exteriores, uma ludoteca, uma área spa, quatro espaços para aulas de grupo com 600 metros quadrados e uma sala de fitness com mil metros quadrados.

No seguimento do Seminário de Fitness de Setúbal, realiza-se, amanhã, a partir das 10h00, no cais 3 porto de Setúbal, uma Master Class de Cycling com uma centena de bicicletas e toda a equipa da Supera e da Life Fitness a acompanhar atividade.

Na iniciativa são utilizadas pela primeira vez as novas bicicletas estáticas da Life Fitness, numa aula dirigida a especialistas, com o apoio de um palco e de um ecrã digital, defronte do rio Sado.