Seja Jardineiro Por Um Dia - Parque Sant'Iago

Meio milhar de arbustos e uma centena de árvores foram plantados por voluntários, na manhã de dia 29, no Parque Sant’Iago, em ação que marcou o arranque da nova edição da campanha municipal “Seja Jardineiro Por Um Dia”.


A iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, que desafia os munícipes a contribuir ativamente para a transformação de espaços na cidade, juntou perto de uma centena de voluntários na requalificação arbórea do Parque Sant’Iago, com ações em diversos locais do recinto.

As cinco centenas de arbustos, de variadas espécies, essencialmente autóctones, foram plantados em diferentes espaços do recinto localizado nas Manteigadas, entre os quais uma zona que, durante a Feira de Sant’Iago, marca a separação do parque e a zona dos divertimentos.

A ação, que contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, assim como da vereadora com o pelouro do Ambiente na autarquia, Carla Guerreiro, incluiu ainda a plantação de cerca de uma centena de novas árvores de porte estruturado em taludes e nos caminhos do recinto.

Além das naturais funções ambientais, os novos espécimes arbóreos do Parque Sant’Iago destinam-se, sobretudo, ao embelezamento daquele local e, em alguns casos, à consolidação e estabilização de taludes.

Esta primeira ação da edição 2020 da campanha “Seja Jardineiro Por Um Dia” contou com o envolvimento, entre grupos particulares, do Agrupamento de Escoteiros 261 Setúbal-Sado e dos agrupamentos de escuteiros 1261 de Nossa Senhora da Conceição e 415 de Santa Maria da Graça.

Destaque, igualmente, para a participação ativa da Junta de Freguesia de São Sebastião nesta iniciativa a qual contou, entre outros, com a presença do presidente da junta local Nuno Costa.

A campanha, integrada na estratégia ambiental do município, denominada de Setúbal: Cidade Verde, Rio Azul, e que pretende apoiar e reconhecer o importante papel da comunidade na criação de uma cidade mais verde, regressa a 21 de março, Dia Internacional das Florestas, com nova ação na Quinta da Amizade.

As ações de requalificação e embelezamento da campanha “Seja Jardineiro Por Um Dia” são de participação gratuita, mediante inscrição gratuita pelo telefone 265 548 400 ou pelo endereço eletrónico setubal.cidadeverde.rioazul@mun-setubal.pt.