Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas - mural na EBS Lima de Freitas

A defesa da Serra da Arrábida ganhou, no dia 5, um novo aliado em Setúbal, em forma de arte urbana, num mural pintado na EBS Lima de Freitas, criado no âmbito do projeto municipal “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas”.


A obra artística, da autoria de Smile, nome artístico de Ivo Santos, dá as boas-vindas àquele estabelecimento de ensino setubalense através de duas paredes, na zona de entrada, onde agora se pode apreciar uma mensagem que alerta e consciencializa para a importância da salvaguarda do património natural.

“Preserva a Arrábida” dá título à pintura em graffiti inaugurada no dia 5, a segunda a ser realizada no âmbito do projeto que alia questões ambientais e de segurança.

Com cerca de vinte metros de comprimento e três de altura, o elemento central foca atenções num frasco de vidro, de tampa aberta, com uma floresta no interior.

“Ou deixamos a tampa aberta e continuamos a sujeitar a floresta a perigos e a comportamentos abusivos ou fechamos o frasco, preservando-a, para que todos a possamos usufruir”, explicou Smile sobre a mensagem partilhada no mural feito em quatro dias e com a ajuda de alunos.

O artista, ao adiantar que inspiração partiu do desenho de uma floresta elaborado pela filha, revelou que aquela pintura acarretou um desafio maior. “Queria uma mensagem de alerta, mas nada de muito dramático, como árvores em chama. Acho que, assim, a mensagem passa.”

A pintura do mural “Preserva a Arrábida”, a qual contou com a ajuda de alunos de duas turmas do 12.º ano, foi uma das muitas atividades dinamizadas ao longo de fevereiro na EBS Lima de Freitas, no âmbito do “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas”, com bancas temáticas, palestras e distribuição de kits de auxílio para situações de emergência decorrentes, por exemplo, de fenómenos climáticos.

Para o vereador com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira, este programa municipal, que conta com várias parcerias, traduz-se “numa iniciativa de extrema importância que traz às escolas do concelho o tema das alterações climáticas e dos riscos associados”.

O autarca, ao sublinhar que esta iniciativa reflete “a visão e a perspetiva que o município tem do território”, lançou um repto de participação cívica. “Todos temos de ser agentes da mudança e da preservação do património natural, estando alerta e ativos para travar a ação humana menos cuidada.”

O programa da Câmara Municipal de Setúbal “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas” esteve, ao longo de fevereiro, em atividade no Agrupamento de Escolas Lima de Freitas e contou com o envolvimento de mais de um milhar de alunos do primeiro ciclo ao Ensino Secundário.

O “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas”, a desenvolver em todos os agrupamentos escolares do concelho, prossegue em março no Agrupamento de Escolas de Azeitão, nos mesmos moldes, sensibilizando crianças e jovens no que respeita à questão da mitigação dos efeitos das alterações climáticas e adaptação aos riscos.

Este programa, implementado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, é dinamizado no âmbito do projeto “Comunicação e Sensibilização em Cenários de Risco Associados às Alterações Climáticas”, com financiamento no âmbito do PO SEUR, através do Portugal 2020.

A iniciativa conta com o envolvimento do Centro Hospitalar de Setúbal, do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, do Instituto Ricardo Jorge – Polo de Águas de Moura e da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

Este programa do município, que converge com a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas para gerar participação, divulgação e sensibilização junto da população do concelho sobre esta problemática, inclui os contributos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e da Polícia Marítima.