Cãominhada - passeio de 7 de março

Mais de três dezenas de pessoas participaram no dia 7 num passeio com cães alojados no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Setúbal, numa iniciativa de incentivo à adoção responsável.


Com ponto de encontro na Praça de Bocage, às 10h30, a “cãominhada” percorreu um trajeto de dois quilómetros até à Praia da Saúde, com a participação de perto de três dezenas de cães.

A iniciativa insere-se na campanha municipal permanente “Leva-me contigo. Estou à tua espera”, que pretende sensibilizar a população para o bem-estar animal e apelar à adoção consciente.

Além disso, as caminhadas com cães, promovidas regularmente pela autarquia, possibilitam que quem queira ajudar o CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Setúbal o possa fazer tornando-se voluntário.

O passeio foi, igualmente, um momento de convívio e socialização entre os antigos residentes no centro de recolha municipal, entretanto adotados, e os que ainda lá vivem.

No final do passeio, houve um pequeno momento de confraternização na Praia da Saúde, com lanche e água para os animais e para os voluntários.

A estratégia da Câmara Municipal de Setúbal de apoio aos animais tem conhecido, nos últimos anos, novas iniciativas para dar resposta às obrigações legais em vigor.

Desde que a medida de proibição do abate de animais errantes nos centros de recolha oficial como forma de controlo da população entrou em vigor, em setembro de 2016, o ano de 2019 foi aquele em que se registaram mais adoções, com 343 cães e gatos a entrarem para novas famílias.

Por cada cão ou gato adotado no centro municipal setubalense, em funcionamento de segunda a sexta-feira, entre as 07h30 e as 16h00, ou após este horário por marcação, o município oferece a colocação do microchip, a vacina da raiva, a esterilização e o boletim sanitário.

As fotografias dos animais para adoção estão disponíveis na página do Facebook e no Instagram “Adotar um anjo”.