Coronavírus Covid-19 | brigada de desinfeção | Avenida 5 de Outubro

As operações diárias de limpeza e desinfeção do espaço público de Setúbal avançam a todo o gás, numa estratégia delineada para assegurar condições de segurança em todo o concelho.


Depois da lavagem e desinfeção de contentores instalados na Avenida Luísa Todi, Troino e Bela Vista e do reforço da limpeza na zona da Praça do Brasil, a 20, as ações de higienização nos espaços públicos de todo o concelho não param numa tentativa de travar a propagação do coronavírus Covid-19.

Sábado. Dia 21 de março. O relógio marca as nove e meia da manhã. Uma brigada de intervenção da Câmara Municipal de Setúbal, equipada com aparelhos de jato de água a alta pressão e desinfetante, já percorria toda a silenciosa zona da Avenida 5 de Outubro.

Com máscaras, fatos e luvas de proteção, a equipa de trabalhadores camarários atenta, sobretudo, às áreas físicas mais tocadas manualmente, caso de bebedouros, multibancos, bancos de rua, paragens de autocarro e contentores enterrados, semienterrados e de superfície, e respetivas tampas, assim como nos pavimentos.

A operação de limpeza, feita diariamente e em todo o concelho, com garantias de segurança individual e coletiva dos trabalhadores, prosseguiu ao longo do dia 23, na Avenida Luísa Todi, mercados do Livramento e do Rio Azul, Troino, Montalvão e zona do Moinho do Frade.

A campanha de higienização do concelho é reforçada no dia 24 com a chegada de quatro tratores, utilizados normalmente no tratamento de vinhas, destinados à lavagem de ruas em todas as freguesias.