Coronavírus Covid-19 | limpeza e desinfeção | 27 de março | Bairro dos Pescadores

Quilómetros de ruas e áreas mais tocadas manualmente continuam a ser lavados e desinfetados ao pormenor numa operação intensa, desenvolvida pela Câmara Municipal de Setúbal para travar a infeção e propagação do coronavírus no concelho.


Freguesia a freguesia, bairro a bairro, rua a rua. Entre os dias 23 e 27, as ações de limpeza e desinfeção por todo o concelho multiplicaram-se para conter e mitigar a contaminação pelo novo coronavírus Covid-19.

As ações, inseridas na operação de larga escala desencadeada pela Câmara Municipal no âmbito do plano de contingência criado para lidar, no concelho, com a crise de saúde pública, têm especial atenção às áreas de maior contacto humano, como os multibancos, pistolas de bombas de gasolina, mobiliário urbano e pavimentos.

No dia 24, a chegada de quatro tratores agrícolas, com depósitos de dois mil litros e que asseguram a desinfeção de cerca de sete quilómetros de rua por hora, permitiu reforçar a campanha de higienização na União das Freguesias de Setúbal e nas freguesias de Azeitão, São Sebastião, Sado e Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.

Aos tratores, o município de Setúbal juntou o máximo de equipamentos camarários menos usuais, como por exemplo os especializados na manutenção da limpeza de fossas e de grafitis, no sentido de reforçarem a higienização, entre outros, dos contentores instalados em vários pontos da cidade e das respetivas tampas.

A operação está a ser concretizada em diversos locais do território, com especial incidência nas áreas com maior concentração populacional, como Hospital São Bernardo, Estação de Setúbal, na Praça do Brasil, Estação de Praça do Quebedo, Terminal Rodoviário, na Avenida 5 de Outubro, mercados municipais, e junto de farmácias e supermercados.

A operação de limpeza está a ser desenvolvida em permanência nas várias ruas das freguesias do concelho e com garantias de segurança individual e coletiva dos trabalhadores.