EB1 dos Arcos

A EB1 dos Arcos passa, partir da próxima semana, a ser o novo centro de testes à infeção pelo coronavírus Covid-19 no concelho, em complemento aos serviços do Centro Hospitalar de Setúbal.


Este reforço tem sido acompanhado por diversas autoridades locais, entre os quais os três municípios da área do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida – ACES Arrábida, e resulta da contratação, por parte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), do Laboratório Germano de Sousa, o que irá permitir aliviar a pressão crescente no hospital de Setúbal.

A realização dos testes obriga a triagem através da Linha Saúde24 e pelos médicos de família e, posteriormente, a uma marcação prévia para um número de telefone do ACES Arrábida. Só depois deste procedimento é que os casos suspeitos são encaminhados para a Escola Básica dos Arcos.

Nesta parceria, a Câmara Municipal de Setúbal disponibiliza instalações, água, eletricidade, telefone e rede de internet e dois funcionários para atendimento e registo. Os restantes municípios cedem, cada um, dois funcionários administrativos e o ACES Arrábida garante a segurança e limpeza e desinfeção das instalações. O laboratório contratado realiza as colheitas e os testes.

Reforça-se a mensagem de que as pessoas que se dirigirem às instalações da escola não serão atendidas sem terem previamente executado o devido procedimento.

Até à data, no concelho de Setúbal, os testes à infeção têm sido executados no Centro Hospitalar de Setúbal. Na medicina privada, existem alternativas no Hospital da Luz e no Laboratório Joaquim Chaves.