Coronavírus Covid-19 | limpeza e desinfeção | 2 de abril

A operação intensa de limpeza e desinfeção do espaço público do concelho de Setúbal prosseguiu no dia 2 por várias zonas da cidade, com o objetivo de reforçar as condições de segurança dos munícipes durante a pandemia de Covid-19.


Com as ruas da cidade praticamente desertas, em virtude do isolamento profilático da população, os trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal dão continuidade ao esforço diário, permanente e intenso de limpeza e desinfeção de todo o território, que se reflete num contributo para tentar travar esta ameaça à saúde e proporcionar tranquilidade.

Porque a segurança começa em cada um, antes de arregaçarem as mangas para mais uma jornada de trabalho, os funcionários municipais equipam-se a rigor. Máscaras e outros equipamentos de proteção individual, como luvas e fatos impermeáveis, são aliados indispensáveis para a execução das tarefas em segurança.

O Bairro Santos Nicolau foi, na manhã de dia 2, o ponto de partida de uma das equipas de higienização da autarquia, reforçadas neste período particularmente delicado, com espaços de circulação pedonal, papeleiras e contentores instalados naquele típico bairro setubalense a serem lavados e desinfetados.

Esta brigada de Higiene Urbana e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Setúbal, apoiada por uma viatura ligeira apetrechada com um depósito carregado com desinfetante, esteve ainda no exterior do Mercado de Nossa Senhora da Conceição e percorreu, com minúcia, toda a extensão da Avenida Belo Horizonte.

Noutra zona da cidade, igualmente no período da manhã, uma equipa de quatro cantoneiros, munidos de pulverizadores com uma solução à base de hipoclorito de sódio, dissolvido em água, foi destacada para a desinfeção de jardins públicos, concretamente os parques do Bonfim, de Vanicelos e da Algodeia.

Os trabalhos de dia 2 centraram-se ainda, no período da tarde, nos bairros dos Pinheirinhos e da Azeda, desta feita com recurso a uma equipa municipal apoiada por uma máquina que, normalmente, é utilizada para a limpeza e remoção de graffiti no espaço público.

A campanha de higienização intensa em todas as freguesias, com recurso a todos os meios ao dispor, decorre em permanência, no âmbito de uma operação de larga escala, desencadeada pelo município no âmbito do plano de contingência criado para lidar com a crise de saúde pública.

A Câmara Municipal de Setúbal apela à população para a adoção de comportamentos cívicos que contribuam para manter a salubridade e limpeza do concelho, respeitando as regras de deposição de resíduos sólidos urbanos nos contentores e os horários de recolha.