Coronavírus Covid-19 | genérica

A presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Setúbal e da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, alertou para os riscos da resposta à pandemia de Covid-19 com a ausência da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.


A responsável remeteu na tarde de dia 2 uma carta à ministra da Saúde, Marta Temido, na qual adverte que a ausência permanente da representação da ARSLVT na comissão distrital “limita a informação, assim como a latitude das decisões e da ação de resposta ao nível de todo o distrito”.

A carta na íntegra

Exma. Senhora Ministra da Saúde

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Setúbal, a que tenho a honra de presidir, tem vindo a desenvolver uma notável atividade com um profundo envolvimento no combate à pandemia ao Corona Vírus, no quadro das orientações e medidas do estado de emergência, do Plano Distrital de Emergência, bem como de todas as diretivas emanadas até ao momento pela DGS, em articulação com todos os Municípios e restantes Agentes de Proteção Civil.

Este trabalho, que envolve 25 entidades da área da proteção civil, da segurança, da saúde, da segurança social, os bombeiros, os municípios e outras entidades, exige uma correta e rápida articulação de todos, ao nível da informação, da decisão e ação no terreno.

Dirijo-me a Vexa. para que interceda no sentido de nos ajudar a resolver uma situação que consideramos de falta de respeito, de todo inaceitável, que é a ausência permanente da representação da ARSLVT nesta Comissão Distrital.

Esta ausência limita a informação, assim como a latitude das decisões e da ação de resposta ao nível de todo o distrito, assim como a articulação de todos os atores que estão no terreno.

Este comportamento contrasta com a posição correta e colaborativa da ARS Alentejo Litoral, assim como com a forma, a todos os títulos excecional, como o sistema de saúde está a responder nesta situação de emergência nacional a todos os portugueses, a partir da orientação quer da administração, quer do governo.

Certa da sua compreensão, fico a aguardar os resultados dos seus bons ofícios.

Com os melhores cumprimentos

A Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil

Maria das Dores Meira

Presidente da Câmara Municipal de Setúbal

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril