O documentário “Miradouro”, que retrata as gentes e o bairro de São Domingos, é o próximo filme a ser apresentado no ciclo de sessões de cinema gratuitas ao ar livre, no dia 1, às 21h30, no Largo do Sapalinho.


Bairro de São Domingos. Uma nostalgia latente do que foi antigamente e já não é. Verão. Santos populares. Festas de Nossa Sra. do Rosário de Troia. Através de uma personagem à procura do irmão, faz-se uma viagem sensorial por um bairro e uma comunidade que se transformou ao longo dos tempos, mas que mantém as raízes bem presentes.

É este o ponto de partida da película assinada por João Bordeira e Sérgio Braz D’Almeida, produzida pela bMotion Pictures, e que conduz o espetador num documentário naturalista, combinado com ficção, através de um olhar sobre a dinâmica daquele antigo bairro, que continua vivo.

“Miradouro”, inicialmente idealizado para celebrar o décimo aniversário do Centro Comunitário de S. Sebastião, foi filmado no próprio bairro São Domingos, com as gentes que ali moram e inclui, ainda, as Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia do ano de 2017, mostrando, assim, a ligação daquelas pessoas com o mar.

As sessões de cinema ao ar livre no Largo do Sapalinho, por trás da Casa da Cultura, têm lotação máxima de cinco dezenas de lugares sentados, sendo necessária fazer reserva através do telefone 265 236 168 ou do endereço casacultura@mun-setubal.pt.

As marcações são válidas até meia-hora antes do início do filme. O bilhete deve ser levantado na receção da Casa da Cultura dentro desse período.

O Cinema na Rua, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Associação Cinematográfica 50 Cuts, teve início a 11 de julho e inclui na programação mais duas sessões até ao início de setembro, sempre às 21h30.

No dia 15 de agosto, no anfiteatro da LATI, passa o filme “A Mãe É Que Sabe”, de Nuno Rocha.

A última das seis sessões que constituem o ciclo realiza-se no dia 5 de setembro no espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade, com “Miradouro” a ser apresentado novamente.