Semana do Carapau 2020 | degustação comentada

O carapau recebeu destaque suplementar numa degustação comentada pela chef Patrícia Borges, que encerrou a 30, na Casa da Baía, uma semana gastronómica dedicada àquele pescado e que contou com a participação de mais de quarenta restaurantes.


Carapau com salada de legumes grelhados, mousse de carapau fumado e carapau com pesto de pistacho foram os três pratos com que Patrícia Borges conquistou as duas dezenas de pessoas que marcaram presença na sessão de ontem, ao final da tarde.

As explicações que a especialista em pescado e docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar foi dando enquanto cozinhava os pratos serviram para que os participantes aprendessem técnicas inovadoras e criativas de confeção do carapau.

O evento, que cumpriu as recomendações dadas pela Direção-Geral da Saúde no contexto da atual pandemia, nomeadamente no que diz respeito ao distanciamento social, despertou os sentidos do público, que interagiu e participou na degustação complementada pelo sabor de Dona Ermelinda Branco Reserva de 2018.

A Semana do Carapau de Setúbal, iniciada a 21 de agosto, insere-se na estratégia de promoção gastronómica e turística e de dinamização da restauração do concelho que a autarquia tem desenvolvido.

Ao longo de dez dias, o carapau, uma das espécies mais consumidas no país durante o verão, esteve presente nas ementas de 43 restaurantes e cafés do concelho, que apresentaram pratos específicos à base deste pescado tradicional.

A lista dos espaços de restauração aderentes incluiu A Barreira, A Casa do Peixe, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Água Salgada, Baluarte do Rio, Bombordo, Cais 56, Calha Bem, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa d’Ouro, Ferribote, Flórida, Ivomar, Mar Azul, Nova Taberna o Pescador, Novo 10, Novo Capote, O Alface, o Convés e o Douradinho.

O Escondidinho, O Nau, O Pescador II, O Praxedes, O Ramila, O Tavira, Oficina do Peixe, Peixe no Largo, Pinga Amor 2, Rebarca, Restaurante Novo Lídia, Restaurante Velho Lídia, Restinguinha, Sangue na Guelra, Solar do Marquês, Taberna de Azeitão, Tasca do Toninho, Tasca do Xico da Cana, Tasca Kefish e Verde e Branco completam o rol de restaurantes participantes.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril