Setúbal Bay 2018 - Taça do Mundo de Águas Abertas

Uma competição de natação em águas abertas, em diferentes distâncias, com provas individuais e por equipa, realiza-se em Setúbal a 11 de outubro, a partir da Praia do Creiro, no Parque Natural da Arrábida.


O Setúbal Open Water Race, em edição de estreia limitada a três centenas de participantes, com organização da HMS Sports e da Câmara Municipal de Setúbal, integra competições em três distâncias, concretamente 750 metros, com início às 09h00, 1900 metros, às 11h00, e 3800 metros, às 11h40.

Antes de cada prova, os nadadores são alinhados nos locais identificados no local, respeitando as regras de distanciamento. A partida é feita com dez atletas de cada vez, com um intervalo de 30 segundos entre cada saída. A prova é iniciada quando o atleta passar pelo tapete de cronometragem instalado na zona de partida.

A organização fornece a cada participante uma touca e um chip, de utilização obrigatória durante a prova, assim como uma t-shirt técnica alusiva ao evento. No final de cada uma das provas, é entregue um kit de abastecimento sólido e líquido aos atletas participantes no evento.

São premiados os três primeiros classificados absolutos masculinos e femininos de cada prova, bem com os vencedores masculino e feminino de cada escalão e as equipas que ganharem nas distâncias de 1900 e 3800 metros, com o apuramento a ser feito através do somatório dos tempos dos cinco primeiros atletas de cada formação.

A prova de natação, aberta a maiores de 15 anos, já se encontra com o limite de inscrições atingido, portanto, 300 atletas.

Em virtude da crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19, a organização preparou um conjunto de normas de atuação, destinadas aos diferentes intervenientes do evento, as quais podem ser consultadas igualmente na página oficial do evento de natação em águas abertas.