Fado

O XII Concurso de Fado de Setúbal, que divulga e projeta novos talentos musicais de todo o país, está de regresso, em formato adaptado ao contexto pandémico, com atuações gravadas em vídeo e votação online pelo público.


A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal em colaboração com a Sociedade Musical Capricho Setubalense, decorre habitualmente em sedes de coletividades do concelho, mas este ano, devido à pandemia de Covid-19, viu o seu formato alterado.

Nesta 12.ª edição, o concurso, realizado com o apoio da União das Freguesias de Setúbal, não tem eventos presenciais. No período de seleção, entre os dias 26 de outubro e 7 de novembro, os concorrentes apresentam-se em atuações gravadas em formato de vídeo.

O júri, constituído pelas fadistas Deolinda de Jesus e Inês Duarte e pelo técnico da Divisão de Cultura da autarquia Nuno Batalha, analisa as interpretações e elege os melhores.

Na fase final, os dez fadistas mais bem classificados dão um concerto gravado em vídeo, acompanhados de Bruno Brás, na viola, e Pedro Henriques, na guitarra portuguesa, para transmissão na página de Facebook do município e em site com endereço a divulgar oportunamente.

A eleição do vencedor do XII Concurso de Fado de Setúbal, considerando as interpretações em vídeo, é feita entre o júri e as votações do público, com igual peso.

Ao vencedor, conhecido através dos meios digitais do município, é atribuído um prémio pecuniário no valor de 400 euros e a oportunidade de atuar num concerto em Setúbal.

Os interessados em participar na competição, que devem ter pelo menos 16 anos, têm entre os dias 26 de outubro e 7 de novembro para concretizar a inscrição, enviando uma atuação em vídeo para o endereço de correio eletrónico concursofado2020@mun-setubal.pt.

O Concurso de Fado de Setúbal, realizado desde 2009, de âmbito nacional, destina-se à projeção de novos fadistas e à divulgação de um dos estilos musicais portugueses mais importantes, considerado, desde 2011, Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

Mais informações podem também ser obtidas pelo número de telefone 265 545 180 ou pelo e-mail dicul@mun-setubal.pt.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril