Protocolo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Câmara Municipal de Setúbal assinou no dia 30 um protocolo de colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, através Grupo de Apoio de Setúbal, com vista ao desenvolvimento de um conjunto de ações para prevenção da doença oncológica.


A escolha do dia de hoje, em que se assinala o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, para a realização da cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi para a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, “propositada, pelo grande significado que este dia tem”.

Palavras reiteradas pelo vereador da Saúde, Ricardo Oliveira, que acentuou a vontade de que o ato hoje firmado “sirva também para dar destaque às iniciativas programadas e que a atual conjuntura não permitiu que acontecessem ao longo do mês”, denominado de Outubro Rosa, como forma de alertar para a prevenção do cancro da mama.

O protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Liga Portuguesa Contra o Cancro visa a implementação de um conjunto de ações na prevenção do cancro, bem como no apoio social ao doente oncológico e respetiva família, através do Núcleo Regional do Sul – Grupo de Apoio de Setúbal (GASET), entidade parceira do Plano Local de Saúde da Arrábida.

Na cerimónia, Sofia Cabrita, da direção da Liga Portuguesa Contra o Cancro, destacou a importância da colaboração das autarquias com os núcleos regionais de apoio, na medida em que “só com este envolvimento é possível passar a devida mensagem”.

Sofia Cabrita aproveitou ainda o momento para anunciar um acordo estabelecido entre a Liga e ARS Lisboa e Vale do Tejo que vai permitir para breve “o alargamento dos rastreios do cancro da mama”, interrompidos desde o início da pandemia de Covid-19.

O município de Setúbal, entre as suas atribuições e competências, e como membro da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, contribui para a melhoria das condições de vida e bem-estar dos munícipes e participa ativamente nas iniciativas válidas que a sociedade civil empreende nos domínios da saúde e da participação cívico-cidadã.

No concelho de Setúbal, as doenças oncológicas constituem uma das principais causas de morte e incapacidade da população. As intervenções centradas no diagnóstico precoce reduzem a incidência da doença oncológica e proporcionam um tratamento mais rápido e adequado.

A autarquia tem particular preocupação na promoção da saúde e na prevenção das doenças, promovendo inúmeras ações de rastreio e de sensibilização junto da população ao longo do ano.

Os programas de rastreios oncológicos de base populacional integram o Plano Local de Saúde da Arrábida 2019-2023, documento que reúne orientações de planeamento em saúde com o objetivo de promover mais e melhor saúde nos territórios abrangidos, nomeadamente no concelho de Setúbal.

O protocolo assinado hoje tem ainda como objetivo, entre outros, aumentar o impacte das mensagens de saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul junto da comunidade e desenvolver ações junto da comunidade que contribuam para a prevenção das doenças oncológicas.

O acordo contempla o trabalho conjunto entre as duas entidades para o aumento da literacia em saúde, com destaque para os fatores de risco das doenças oncológicas, bem como de serviços de apoio prestados pelo GASET.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril